fbpx
+ Esportes

Missão Europa: piracicabanos treinam em Portugal

Diogo Soares e Nicole Duarte estão na Europa para trabalhar com o Time Brasil

O ginasta Diogo Soares é uma das promessas do esporte olímpico brasileiro (Foto: Arquivo/Líder Esportes)

Com a promessa de levar mais de 200 atletas de 17 modalidades para Portugal, de julho a dezembro, o Time Brasil treina há um mês em quatro bases instaladas no país europeu: Cascais, Coimbra, Rio Maior e Sangalhos. A Missão Europa, como o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) nomeou o período de treinamentos realizados no Velho Continente, foi a solução encontrada pelos dirigentes para dar sequência à preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, interrompida devido à pandemia causada pela Covid-19.

“Não só a preparação para o Japão, mas também a preparação dos atletas […] A Missão Europa e a reabertura do Centro de Treinamento Time Brasil são fundamentais porque possibilitam retomar o treinamento dos atletas em ambiente controlado. Tínhamos essa preocupação por entender que os atletas viviam essa ansiedade de retomar o seu trabalho. Nós não podíamos ficar para trás. Ver a Missão Europa acontecer é muito importante pela tranquilidade que estamos dando aos atletas”, afirmou Marco La Porta, vice-presidente do COB e chefe da Missão Europa.

PIRACICABA

Entre os brasileiros que já estão em Portugal, destaque para dois piracicabanos. Nicole Pircio Duarte representa a seleção brasileira de ginástica rítmica desde 2018. No esporte há sete anos, a atleta conheceu a modalidade no Colégio Tales de Mileto. Após saber pela imprensa de que haveria uma seletiva na cidade para integrar a equipe de competição de Piracicaba, Nicole foi aprovada e passou a treinar com as professoras Helena Macchi e Mariana Winterstein. Atualmente, a ginasta piracicabana defende a equipe da Unopar (Universidade do Norte do Paraná).

Nicole Pircio, atleta de ginástica rítmica da seleção brasileira

Nicole foi revelada em Piracicaba e atualmente é atleta da Unopar (Foto: Arquivo/Líder Esportes)

Além de Nicole, Piracicaba é representada por Diogo Soares no Velho Continente. Medalha de prata no Mundial Juvenil de Ginástica Artística e dono de duas medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude, o ginasta é treinado por Daniel Biscalchin e pertence à Academia Pira Olímpica. O técnico embarca para a Europa no dia 23 de agosto e ambos retornam em 12 de setembro. “Nós vínhamos seguindo um planejamento com novos elementos e tentaremos alinhar  agora com a minha ida para acompanhar o Diogo em Portugal”, disse Biscalchin.

Voltar