fbpx
Basquete

Masculino força decisão; feminino é eliminado

XV segue vivo no torneio entre os homens, mas se despede da Série A2 feminina

Léo Oliveira, ala e armador da equipe masculina de basquete do XV de Piracicaba
O ala Léo Oliveira brilhou mais uma vez na vitória do XV sobre Lins pelo Estadual (Fotos: Adilson Zavarize/Divulgação)

Uma notícia boa e outra ruim. Assim foi a sexta-feira (13) para o basquete do XV de Piracicaba. O time masculino venceu Lins em casa e segue vivo na disputa do Campeonato Paulista, mas a equipe feminina acabou derrotada em Jundiaí e se despediu da Série A2 nas quartas de final. A partir de agora, o elenco dirigido pelo técnico Ariel Rodrigues pensa apenas no último objetivo da temporada: a conquista da medalha de ouro nos Jogos Abertos do Interior, em Barretos.

Já o time masculino, dirigido pelo técnico Baiano, volta a entrar em quadra sábado (14), em Piracicaba. Após perder a primeira partida das quartas de final para Lins, fora de casa, o Nhô Quim deu o troco no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, venceu o adversário por 76×62 e igualou a série em 1×1. A terceira e decisiva partida do confronto será realizada às 17h, com entrada gratuita.

O cestinha do segundo jogo do playoff foi o ala Mião, de Lins, com 20 pontos. Mas os dois jogadores mais decisivos para o resultado final foram o lateral Léo Oliveira e o pivô Douglas Gorauskas. Maiores pontuadores do XV no Campeonato Paulista, os dois contribuíram com 16 pontos cada para a vitória do time piracicabano. “A equipe começou bem e conseguiu impor seu ritmo de jogo deste o início. O entrosamento novamente foi um dos principais fatores para buscarmos a vitória”, declarou o técnico Baiano.

O Nhô Quim iniciou a partida disposto a abrir vantagem logo nos primeiros minutos e chegou à parcial de 22×7, mas diminuiu o ímpeto no segundo quarto, viu o adversário crescer na partida e reduzir a vantagem para apenas quatro pontos. Assim, o XV fechou o primeiro tempo com vitória por 36×32. O equilíbrio permaneceu até metade do último período. Nos momentos decisivos, Lins esbarrou na marcação do time piracicabano, que explorou os contra-ataques para tomar conta da partida e conduzir a vantagem no placar até o final do jogo. “Temos que repetir essa estratégia se quisermos a classificação no sábado”, disse Baiano. Quem vencer o próximo compromisso garante vaga no quadrangular final.

FEMININO

Eliminado na Série A2, o time feminino foca agora nos Jogos Abertos do Interior

Eliminado na Série A2, o time feminino foca agora nos Jogos Abertos do Interior, que acontecem em Barretos

Depois de forçar o terceiro jogo ao vencer por um ponto o Divino em Jundiaí, a equipe feminina de basquete do XV de Piracicaba não repetiu a boa atuação, voltou a falhar na defesa e acabou eliminada da Série A2 do Campeonato Paulista nas quartas de final. Nesta sexta-feira, o Nhô Quim perdeu por 71×56, novamente fora de casa.

A série melhor de três partidas do playoff estava empatada com vitória do Divino por 69×50 no primeiro jogo, no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, e vitória piracicabana por 74×73 no segundo confronto entre as duas equipes, em Jundiaí. A FPB (Federação Paulista de Basquete) ainda não divulgou as datas da fase final da competição.

Voltar