fbpx
+ Esportes

Marcos Leme fecha ‘ano memorável’ com títulos e recordes

Atleta piracicabano de 60 anos brilha no Campeonato Sul-Americano de Powerlifting Clássico e Equipado

Marcos Leme, campeão paulista, brasileiro e sul-americano de powerlifting
Marcos Leme é campeão paulista, brasileiro e sul-americano de powerlifting (Foto: Leonardo Moniz/Líder Esportes)

Um ano esportivo memorável. Assim foi 2022 para o piracicabano Marcos Leme. O atleta de powerlifting sagrou-se no último fim de semana campeão sul-americano nas modalidades raw (clássico sem equipamento) e bench press classic (supino clássico, sem camisa de força para o aumento da tração). A 36ª edição da competição continental aconteceu entre os dias 6 e 11 de setembro, em Caçador (SC), reunindo e os três exercícios dos levantamentos básicos: agachamento, supino e levantamento terra. Marcos Leme, que disputou a categoria máster 3 (60 a 69 anos) na divisão de peso até 93 kg, ficou ainda com o vice no powerlifting equipado, apesar de não possuir o equipamento especial.

De quebra, o experiente atleta piracicabano de 60 anos foi condecorado pela organização com o troféu de Melhor Atleta Máster 3 Clássico e terceiro melhor competidor da categoria no torneio equipado. O Campeonato Sul-Americano reuniu 163 competidores inscritos, que representaram 11 países – Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai, além do Brasil, que participou da competição com 56 atletas. Perguntado sobre a performance, Marcos Leme afirmou que os resultados em Santa Catarina foram bastante satisfatórios.

“Foi um ano repleto de títulos e recordes superados, estou muito feliz e satisfeito com mais uma conquista internacional. Em 2022, fui campeão paulista, brasileiro e sul-americano no powerlifting clássico (sem equipamento). No total, foram 12 recordes superados em nível estadual e nacional. São resultados bastante positivos”, comentou o piracicabano, que representa a equipe da Sesla (Secretaria de Esportes e Lazer de Indaiatuba) e participou do evento com o apoio de DSJ Corretora de Seguros, Interseg Corretora de Seguros, Mika Presentes, Simespi e Turbimaq. A preparação foi realizada na Academia Sport Way.

RECORDES

Integrante da seleção brasileira de powerlifting clássico e equipado, o piracicabano estabeleceu novos recordes paulista e brasileiro no agachamento, com a marca de 165 kg, e na somatória total, que contabiliza a soma dos três movimentos (agachamento, supino e levantamento terra), com 465 kg. No Sul-Americano, Marcos Leme cravou 165 kg no agachamento, 100 kg no supino e 200 kg no levantamento terra, totalizando os 465 kg. “Só tenho que agradecer pelo ano de 2022, um ano de glória em que completei 60 anos de idade. Estou muito feliz”, finalizou o multicampeão.

Voltar