fbpx
Karatê

Karateca da Sport Way se destaca em torneios virtuais

Murilo Alves tem bom desempenho em competições realizadas em plataformas online

Murilo Alves, karateca da equipe Sport Way
Murilo Alves, karateca da equipe Sport Way: destaque em eventos realizados online (Foto: Arquivo Pessoal)

Integrante da equipe piracicabana Sport Way/Selam desde 2018, o karateca Murilo Alves se viu diante de um novo desafio em 2020: participar de torneios online devido à pandemia causada pela Covid-19. No início de agosto, o atleta participou do Balkan Open E-Tournament, organizado em Montenegro, no Sudoeste da Europa, e faturou a medalha de bronze na categoria kata sênior individual. No kata sênior equipes, Alves conquistou o ouro ao lado de Fabio Santos e Caio Queiroz. “Foi uma competição muito forte e eu fiquei muito feliz com o resultado porque conseguir o pódio nas duas categorias é muito difícil”, destacou.

Inicialmente, a ideia de competir online não foi muito bem recebida por Murilo, que confessa ter ‘estranhado’ a situação. “Fiquei pensando quais critérios seriam avaliados. Nas lutas presenciais algumas coisas passam despercebidas, imagine online, mas antes de começar eu observei e estudei algumas competições para ver como eram realizadas. Uma das vantagens que eu vi é que os mesmos árbitros dos eventos presenciais estão no online, então eu enxerguei uma grande possibilidade de fazer um kata na minha casa, com árbitros de nível mundial me avaliando, além do networking com atletas e técnicos de outros países. Isso tem sido muito proveitoso”, disse o atleta.

Morador da cidade de Agudos, Murilo conta com a ajuda do irmão, o sensei Giuliano Benites Alves, nos treinamentos. Ele também recebe a orientação de Diego Spigolon, atual coordenador técnico da seleção brasileira da modalidade. “Mesmo durante o período das academias fechadas eu não parei de treinar. Nós trouxemos alguns equipamentos da academia do meu irmão para casa e montamos um espaço de treino na garagem. Eu tive a oportunidade de ver o sensei Diego competindo várias vezes e, em qualquer evento que eu vou participar, conversamos com ele, pedimos opinião, pois a experiência dele é vasta. Sou suspeito a falar, pois sou muito fã do Diego e da Natalia Brozulatto. São pessoas maravilhosas”, contou o karateca.

CALENDÁRIO

Dando sequência nos torneios online, nesta sexta-feira (28), Murilo Alves inicia a participação no Dutch Open E-Tournament, na categoria sênior individual. A competição é organizada pela Federação Holandesa de Karatê. Já no domingo (30), o karateca estreia na E-Champions Trophy World Series, na Inglaterra, na mesma classe. “O legal é que tem um ranking mundial desses eventos virtuais e atualmente eu estou na 15ª posição. Isso é um estímulo muito bom. Fico feliz porque muitos karatecas que estão nesses torneios disputam campeonatos europeus, Series A e Premier League. Está sendo muito interessante”, finalizou.

Voltar