fbpx
Automobilismo

João Pedro Maia defende liderança em Piracicaba

Piloto de apenas 14 anos impressiona e recebe convite para disputar a Fórmula 4

14 pilotos devem disputar as provas no fim de semana, em Piracicaba: número recorde (Foto: Fernando Santos)

O piloto João Pedro Maia defende neste sábado (5), em Piracicaba, a liderança da Copa ECPA de Fórmula Vee. O garoto de apenas 14 anos busca se consolidar como umas das principais promessas do automobilismo nacional de olho no próximo passo na carreira: a Fórmula 4, primeira etapa para quem sonha em chegar à Fórmula 1. “Vários jovens pilotos começaram a se destacar em Piracicaba. Por isso, esse título será muito importante para minha carreira”, afirmou João Pedro, que em 2019 venceu seis das dez provas disputadas no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo.

A etapa do próximo fim de semana será a sexta de um total de oito em Piracicaba. A disputa pelo título continua equilibrada nas duas divisões. Na classificação geral da Elite 1, que considera apenas os resultados das primeiras baterias, João Pedro Maia lidera com 85 pontos, contra 68 de Octávio Nucci Neto, representante de Araras. Na categoria Elite 2, que leva em conta as segundas baterias, a diferença está mais apertada. O piloto de Campinas está em primeiro com 80 pontos, contra 75 de Nucci Neto.

CONVITE

João Pedro Maia também é o atual líder do Campeonato Paulista de Fórmula Vee. O bom desempenho na categoria levou o jovem piloto a receber o convite para disputar a Fórmula 4, que chega ao Brasil em 2020. A F4 tem como principal característica a pontuação para obter a superlicença da Fórmula 1. “No mundo todo, os jovens que sonham com a F1 começam na Fórmula 4. Com a chegada da categoria ao Brasil, é uma grande oportunidade para, em seguida, competir na F3, depois na F2 e, quem sabe, chegar à Fórmula 1”, declarou o campineiro.

O campeão da Fórmula 4 recebe 12 pontos na superlicença. São necessários 40 pontos em três anos para competir na Fórmula 1. “É uma longa caminhada, e cada passo é muito importante, como ir bem neste momento de aprendizado na Fórmula Vee. Por isso, o título na Copa ECPA acaba tendo um peso bastante considerável para avaliar o desempenho de jovens pilotos”, informou Wilson Fittipaldi Júnior, consultor técnico da Fórmula Vee e instrutor do piloto de Campinas. Confira abaixo a programação do ECPA no próximo sábado (5):

Treinos livres: 8h às 8h25 | 10h15 às 10h40
Treinos classificatórios: 12h às 12h15 | 12h45 às 13h
1ª bateria: 14h10 (12 voltas)
2ª bateria: 15h20 (12 voltas)

Voltar