fbpx

Líder Esportes

Tênis

Italiana conquista Copa Feminina de Tênis em Piracicaba

Miriana Tona derrotou a alemã Luisa Heide na decisão da competição pelo placar de 2 sets a 0

Miriana Tona, campeã da Copa Feminina de Tênis
Miriana Tona voltou ao circuito com o pé direito após quase três anos (Foto: Clube Cristóvão Colombo)

O Centro Cultural e Recreativo Cristóvão Colombo, em Piracicaba, sediou a segunda etapa da Copa Feminina de Tênis, evento patrocinado pela EMS, maior indústria farmacêutica no Brasil. A competição, que terminou no último domingo (17), distribuiu uma premiação total de 15 mil dólares – cerca de R$ 82.500,00 na cotação atual. O torneio, que integra o circuito da ITF (Federação Internacional de Tênis, na sigla em inglês), teve como campeã a italiana Miriana Tona, de 26 anos, que voltou ao circuito profissional quase três anos após abandonar o esporte.

Pelo título, Miriana ganhará 10 pontos e voltará ao ranking mundial, já que estava fora da lista da WTA pelo tempo distante das competições. Quando decidiu se afastar das quadras, ela ocupava a 667ª posição no ranking mundial, em novembro de 2018. “É inacreditável, não consigo explicar meu sentimento agora, estou muito feliz”, disse a italiana, que ainda na primeira rodada em Piracicaba salvou três match-points contra a argentina Solana Sierra. Ao longo da semana, mostrou cada vez mais consistência e não cedeu mais que três games em nenhuma partida.

A decisão contra a alemã Luisa Heide, cabeça de chave 3, começou com games longos e três quebras de saque seguidas. Aos poucos, a maior variação da italiana, com slices e deixadinhas, e as recorrentes duplas faltas da alemã deixaram a situação confortável para Miriana. No segundo set, a italiana salvou dois break points no game inicial, mas rapidamente abriu 3/0 e não deu chances de reação para a adversária, fechando com as parciais de 6/1 e 6/2, em 1h23. “Esse título é inesperado. É meu primeiro torneio em quase três anos e mesmo estando longe do circuito por tanto tempo acho que estou jogando o meu melhor tênis. É muito especial para mim”, completou a campeã.

Voltar