fbpx
Karatê

Hernani reestreia em competições de alto nível

Lutador piracicabano disputa o Meeting Nacional e depois viaja para Marrocos

Hernani Veríssimo, lutador de karatê da equipe Sport Way Piracicaba
Hernani Veríssimo volta a lutar neste fim de semana em Belo Horizonte (Foto: Leonardo Moniz/Líder Esportes)

O karateca piracicabano Hernani Veríssimo embarcou nesta quinta-feira (29) para Belo Horizonte (MG), cidade que será palco para o Meeting Nacional da Seleção Olímpica no domingo (1º). Recuperado de uma lesão no ombro direito que o deixou afastado na reta final da última temporada, o atleta disputa a categoria sênior -75 kg. “Venho treinando muito bem. A ansiedade de lutar novamente existe, mas estou confiante em questão de resultado. Quero fazer boas lutas”, disse o lutador, que logo após o evento na capital mineira viaja para o Marrocos, onde acontece a etapa de Rabat da Premier League (Liga Mundial).

De acordo com o atleta, o resgate da confiança foi o maior obstáculo encontrado no período de inatividade. “O condicionamento físico é algo que eu sei que irá voltar com o trabalho. É importante voltar a competir para encontrar a distância e o tempo, a velocidade para encaixar os golpes. Em Belo Horizonte, será um teste para Marrocos”, revelou o lutador da equipe Sport Way/Selam/Apreciate/Lourenço Alimentos/Arawaza. Segundo Hernani, a ideia de retornar logo em dois eventos de alto nível foi acordada com a equipe multidisciplinar.

“Foi um acordo que eu, a minha fisioterapeuta (Charlini Hartz) e meu técnico Diego (Spigolon) fizemos. Assim, tivemos mais tempo de recuperação e vou voltar sem dor, o que ajuda a resgatar a confiança”, afirmou. Apesar do tempo sem lutar, Hernani chega ao Meeting Nacional com status de favorito: ele soma 15 títulos, três vice-campeonatos e uma medalha de bronze nos últimos 19 eventos em que participou. Motivado, ele não esconde a ansiedade para o retorno, porém, faz questão de não sobrecarregar na pressão pelo resultado.

PLANEJAMENTO

“É algo que conversei com o meu treinador. Meu objetivo é ganhar, mas ganhar a partir de agosto, pensando no ranking olímpico. Eu tenho na cabeça que posso perder algumas competições pelo fato de ainda não estar 100%, mas preciso ter calma para ajustar os detalhes que faltam”, analisou Hernani Veríssimo. Líder do ranking nacional na categoria -75 kg, ele irá estrear em Belo Horizonte como atleta representante do Exército Brasileiro. O piracicabano realizou estágio de duas semanas no Rio de Janeiro e é terceiro sargento temporário.

“Representar o Exército Brasileiro é um orgulho e uma responsabilidade muito grande. A pressão para participar sempre de competições e conquistar resultados é algo que encaro como positivo, não deixa acomodar”, resumiu o karateca piracicabano, que pretende disputar todas as etapas seguintes da Liga Mundial nesta temporada. “O planejamento é esse, são várias competições para recuperar o ritmo e no segundo semestre pensar em ranking. O objetivo é não parar mais antes de chegar às Olimpíadas (risos)”, completou Hernani.

Voltar