fbpx

Líder Esportes

+ Esportes

Hermes Balbino é ‘favorito’ para assumir secretaria de Esportes

Psicólogo, doutor em ciências do esporte e educador físico tem medalha olímpica e título mundial no currículo

Hermes Balbino, secretário de Esportes de Piracicaba
Hermes Balbino possui longa trajetória no esporte de iniciação e de alto rendimento (Foto: Jorge Bevilacqua/CBB)

O psicólogo, doutor em ciências do esporte e educador físico, o piracicabano Hermes Balbino é o nome mais cotado pelo prefeito Luciano Almeida (DEM) para assumir a Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). A informação foi apurada pela reportagem do LÍDER e deve ser confirmada nesta sexta-feira (18). Personagem ligado ao esporte local desde a década de 1980, Balbino iniciou a trajetória como preparador físico no futsal e depois passou por modalidades como o voleibol e o tênis de mesa, mas ganhou notoriedade pelo trabalho desenvolvido no basquete.

Balbino foi o responsável pela preparação física do elenco feminino do BCN/Piracicaba, bicampeão brasileiro e campeão sul-americano em 1991. Na sequência, o profissional passou pela Nossa Caixa/Ponte Preta/Campinas, integrando o grupo campeão mundial em 1993, e retornou a Piracicaba no ano seguinte, defendendo as cores da Cesp/Unimep. O bom trabalho rendeu uma oportunidade na comissão técnica da seleção brasileira de basquete, posto que ocupou entre 1990 e 1999, tendo participado do título mundial de 1994, na Austrália, e da histórica prata conquistada nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.

No futebol, Balbino já desenvolveu o trabalho de coaching em equipes dirigidas pelo técnico Guto Ferreira, também piracicabano. Ambos atuaram na Portuguesa, em 2013, e mais recentemente na Chapecoense, em 2018. O profissional, que tem dois livros publicados, define o esporte como “uma metáfora da vida” nas redes sociais. “Acredito que esporte é educação. Vivo contextos esportivos desde a adolescência […] Minha missão: desenvolver equipes e pessoas”, escreveu no Linkedin.

Voltar