fbpx
Judô

Heisei realiza trabalho educativo através do judô

As aulas são destinadas para crianças a partir de 4 anos: 'O esporte ajuda na formação'

O professor Beninho Mattos é responsável pelo trabalho desenvolvido com as crianças (Foto: Caroline Castinho/Líder Esportes)

Com o objetivo de formar cidadãos e não apenas competidores, a Academia Heisei de Judô desenvolve o trabalho com crianças a partir de 4 anos que vai além das técnicas da modalidade. As aulas acontecem em duas turmas, às segundas e quartas-feiras, e às terças e quintas-feiras, das 18h15 às 19h15, com o técnico Beninho Mattos. “O judô é um esporte que pode ajudar na formação de crianças e adolescentes, e traz muitos benefícios: disciplina, tomada de decisão, honestidade, domínio da hiperatividade e ansiedade, melhora na autoestima e autoconfiança. São benefícios que eles vão levar pelo resto da vida”, explicou o treinador.

Além da prática esportiva, a academia também proporciona atividades lúdicas às crianças junto com a família. “Realizamos gincanas, fazemos aulas com os pais e com as mães para trazer a família para perto, para valorizar esses momentos. Nos dias 19 e 20 de outubro, nós oferecemos uma oficina de construção de carrinho de rolimã. Os pais construíram com os filhos no sábado e no domingo foi a família toda brincar. Esses são os objetivos que procuramos alcançar para formar cidadãos”, contou Mattos.

“Com os ensinamentos, a criança vai saber competir com lealdade em qualquer situação da vida, não somente no judô, e também vai aprender a discernir os pontos fortes e fracos dela. Nós começamos esse trabalho desde a turma dos 4 anos e, quando elas chegam aos 8 anos, já têm uma formação. Aí ensinamos os fundamentos do judô, a postura de uma luta, a hora certa de dar um golpe. Vamos polindo essas crianças para que sejam bons atletas, bons judocas. Nessa fase, alguns já se despertam para a competição”, disse o técnico.

CALENDÁRIO

O último compromisso da equipe na temporada é a 11ª edição da Copa Heisei Cristóvão Colombo de Judô, que será realizada no dia 30 de novembro no Ginásio Poliesportivo do Centro Cultural e Recreativo Cristóvão Colombo. O evento reúne as turmas da academia e também do clube colombino, que são coordenadas pelo treinador Rene Mattos. Além das lutas, haverá também a cerimônia para entrega das faixas e uma confraternização. A Academia Heisei de Judô está localizada na rua Luiz Rodrigues de Moraes, 393, bairro Alemães.

Voltar