fbpx
Judô

Heisei marca presença em Dia Municipal e Japão na Praça

Atividades incluem homenagens e série de apresentações sobre a modalidade

Beninho Mattos, treinador de judô da academia Heisei
Beninho Mattos destacou as atividades que serão realizadas para fomentar o judô (Foto: Líder Esportes)

A Câmara de Vereadores de Piracicaba realiza nesta sexta-feira (28), às 19h30, a solenidade para comemoração ao Dia Municipal do Judô. A iniciativa é do vereador Pedro Kawai (PSDB), foi aprovada em 2018 e teve como um dos idealizadores o professor da academia Heisei, Beninho Mattos. A data original é comemorada em 28 de outubro, Dia Mundial do Judô. A celebração, porém, foi antecipada em virtude da homenagem da Casa Legislativa à Comunidade Japonesa.

Sensei Kodansha, Luiz Carlos Mubarac e Paulo Roberto Mubarac (in memoriam), precursores do judô na cidade, receberão homenagens ao lado dos três judocas que fizeram parte da primeira equipe piracicabana: João Ernesto dos Santos, João José Antonelli e Orlando Takami. “É a primeira vez que faremos o Dia Municipal do Judô, por isso resolvemos homenagear judocas que alavancaram o esporte na cidade. Foi a partir dos irmãos Mubarac que a cidade começou a participar dos Jogos Regionais e Jogos Abertos, e a colecionar títulos nesta modalidade”, disse Beninho.

FESTA JAPONESA

Neste fim de semana, 12 judocas da Heisei, sob o comando dos professores Beninho, Gabriel e Rene Mattos, vão se apresentar na 7ª edição da Festa Japão na Praça. As atividades acontecem sábado (29) e domingo (30), na Praça José Bonifácio, Centro. A demonstração será no sábado, a partir das 12h50. O evento, que traz ao público uma mostra da cultura oriental, é organizado pelo Clube Nipo Piracicabano e tem entrada gratuita.

“Nós temos a honra de participar várias vezes das festas promovidas pelo clube, tanto do Japão na Praça quanto da Festa da Primavera. Para nós, é muito gratificante. Na apresentação, vamos procurar mostrar como funciona uma aula e o treinamento de judô para crianças a partir dos 4 anos de idade. Os alunos vão demonstrar as formas de cair, golpes e as diferenças entre aplicações de golpes de uma criança e de um adulto”, finalizou Beninho.

Voltar