fbpx

Líder Esportes

Judô

Heisei encara maratona de competições em abril

Equipe piracicabana participa de torneios amistosos e do Campeonato Paulista

Rene Mattos, treinador de judô da academia Heisei/Atmosphera
Rene Mattos, treinador da equipe piracicabana de judô Heisei/Atmosphera (Foto: Líder Esportes)

Os dois próximos fins de semana prometem ser movimentados para a equipe piracicabana de judô Heisei/Atmosphera. Neste sábado (14), o grupo formado por crianças, adolescentes e adultos vai disputar a 22ª Copa Tigre e o Campeonato de Equipes, ambos na cidade de Brotas. As duas competições têm caráter amistoso. No dia 21, é a vez da fase inter-regional do Campeonato Paulista, nas modalidades sub-15, sub-18, sub-21 e sênior. A etapa acontecerá em Campinas e vale a classificação para a fase final.

A filosofia do trabalho que tem sido realizado com a equipe infantil não visa somente as competições, mas também a questão lúdica e de aprendizado, como explica o treinador Rene Mattos. “A gente foca muito na formação dessas crianças para que elas se transformem em bons cidadãos, não apenas pensando em competição e em formar lutadores. Nós estimulamos isso, mas não forçamos as crianças a competir. Competem somente aquelas que têm vontade”, disse.

Mesmo sem dar prioridade às competições, o treinador alimenta boas expectativas diante do que é apresentado nos tatames. “No último torneio que participamos, nós levamos oito crianças e trouxemos oito medalhas. Essa parte que a gente trabalha com as brincadeiras desenvolve muito o lado cognitivo e físico das crianças, de uma forma lúdica, e isso reflete nas lutas de forma positiva. Os resultados são muito bons”, afirmou Rene.

Com os adultos, o trabalho desenvolvido está mais ligado às disputas, o que também é um gosto deles. No momento, porém, a equipe piracicabana é reduzida em relação ao número de competidores, mas, segundo o treinador, a tendência é aumentar. “Há muitos adultos iniciantes passando pelo processo de formação, com treinos voltados para as competições”, disse. Para os meses de maio e junho, o calendário da equipe conta com dois amistosos, que serão disputados em Araraquara e Hortolândia.

Voltar