fbpx

Líder Esportes

Judô

Heisei difunde esporte como meio de formação

Equipe piracicabana participa de eventos e transmite filosofia de trabalho

Academia Heisei de Judô - Piracicaba
A Heisei defende a ideia do esporte como ferramenta de formação (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

Com o objetivo de difundir o esporte como meio de formação, a academia Heisei participou de dois eventos no último fim de semana. No sábado (2), 35 alunos da própria academia e do Centro Cultural e Recreativo Cristóvão Colombo receberam a entrega de faixas e participaram da 4ª Copa Cristóvão Colombo & Heisei de Judô; no domingo (3), 15 atletas, sendo dez crianças e cinco adultos, se apresentaram na Praça José Bonifácio durante a 4ª Festa Oriental Japão na Praça, promovida pelo Clube Cultural e Recreativo Nipo Brasileiro de Piracicaba.

“É muito importante poder mostrar o judô não apenas como um esporte de luta, mas mostrar a filosofia com a qual trabalhamos. As atividades permitem mostrar, por exemplo, que as crianças podem praticar o esporte e quais os benefícios que elas podem ter na formação. E não só crianças, mas qualquer pessoa, seja ela adolescente ou adulta. Além disso, trabalhamos a parte física, de coordenação motora, organização e disciplina. O judô contribui para a formação da pessoa”, disse o técnico da Heisei, Beninho Mattos.

FILOSOFIA

A academia piracicabana, que tem no ‘elenco’ atletas de alto nível como Giordano Martinelli, Marcelo Denardi e Rene Mattos, tem se caracterizado nesta temporada por participar de eventos que tratam o esporte com viés mais ‘humano’. Perguntado sobre o objetivo da Heisei com a proposta, Beninho Mattos é contundente na resposta: ‘Nosso maior desejo é melhorar a vida das pessoas por meio do esporte”.

“O objetivo é mostrar que o esporte não é somente a busca por medalhas a qualquer custo. É uma formação melhor para o atleta e a filosofia do judô trabalha muito com isso, benefícios as pessoas levam para o resto da vida. A medalha às vezes fica guardada na gaveta e pode trazer boas recordações, mas entendemos que outros conceitos são importantes. Saber vencer e saber perder é fundamental. O esporte tem o lado da psicologia que ensina você a encarar os desafios do dia a dia, a disciplina para cumprir as obrigações. São coisas que você consegue praticando esporte com qualidade”, completou o treinador.

Academia Heisei de Judô - Piracicaba

A academia participou de apresentação na Praça José Bonifácio (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

Voltar