fbpx

Líder Esportes

Tênis de Mesa

Fran TT completa duas décadas como referência

Fundado em 1997, o espaço colocou Piracicaba no mapa mundial do esporte

Centro de Treinamento de Tênis de Mesa Fran TT - Piracicaba
O Centro de Treinamento é também utilizado como espaço para receber competições (Foto: Fran TT/Divulgação)

Referência internacional no tênis de mesa, o Centro de Treinamento da Fran TT completou 20 anos de atividades em 2017. O espaço foi fundado no dia 21 de janeiro de 1997 pelo piracicabano Francisco de Camargo, o Fran, com o objetivo de disponibilizar um espaço exclusivo para a prática da modalidade. O empreendimento configura-se ainda hoje na maior área privada do território nacional para treinamentos de tênis de mesa.

Ao longo de duas décadas funcionando como sede para projetos olímpicos e paralímpicos, o local recebeu aproximadamente 3.000 atletas e 500 treinadores. De 2000 a 2004, o CT sediou o Projeto Olímpico em parceria com a Prefeitura de Piracicaba e a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), contando com as presenças de estrelas do esporte como Hugo Hoyama, Thiago Monteiro, Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi e Mariany Nonaka, em fase de preparação para as Olimpíadas de Sydney, na Austrália, e Atenas, na Grécia. Em 2016, através de uma parceria entre o Ministério do Esporte e a CBTM, a Fran TT Training Center foi sede do Projeto Paralímpico Andantes como preparação para os Jogos do Rio de Janeiro.

PARALÍMPICOS

O projeto contou com os principais nomes do tênis de mesa paralímpico brasileiro. O trabalho rendeu ao Brasil as conquistas das medalhas de prata (individual masculino) e bronze (equipe feminino), com Danielle Rauen e Jennyfer Marques Parinos. O Projeto Paralímpico de Tênis de Mesa foi coordenado por Francisco Camargo e teve supervisão técnica do professor piracicabano Paulo César Bueno de Camargo, que trabalhou como técnico da equipe paralímpica no período de existência do projeto e durante as competições no Rio de Janeiro.

Bruna Alexandre, Jennyfer Parinos e Danielle Rauen, atleta da equipe de tênis de mesa do Fran TT

O trabalho realizado em Piracicaba rendeu medalhas nos Jogos Paralímpicos ao Brasil (Foto: Divulgação)

O Centro de Treinamento da Fran TT ainda foi pioneiro na organização de uma competição paralímpica dentro do território nacional, em uma das etapas organizadas pela Liga Paulista de Tênis de Mesa. O espaço recebe atualmente as etapas dos Jogos Escolares da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo e serve como base para atividades vinculadas com a Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) para o desenvolvimento do trabalho pelo Projeto de Desporte de Base, com aulas oferecidas à comunidade piracicabana.

CERTIFICADO

O Centro de Treinamento Fran TT é um dos poucos CTs do Brasil a receber o título de Centro de Referência Nacional de Tênis de Mesa, em razão de sua estrutura física formada pelo ginásio para treinamento, alojamento e local para refeições, além da capacidade logística para a realização de grandes eventos esportivos da modalidade. A certificação é expedida pela Gerência Geral de Operações e Relações Externas da CBTM, que divulgou a homologação de 251 centros de treinamentos espalhados pelo país, classificados de acordo com a capacidade estrutural e subdivididos em centros de referência de lazer, municipal, regional, estadual, itinerante e nacional.

Além da Fran TT, apenas quatro entidades receberam a certificação. Duas delas estão localizadas no Estado de São Paulo, uma no Amazonas e a última no Paraná. “O Centro de Treinamento sempre manteve o desenvolvimento de seu trabalho, que além da capacidade física, se destaca pela qualidade de seus profissionais. Eles são reconhecidos internacionalmente e estão sempre buscando renovar seus conhecimentos para apresentar o que há de melhor para os praticantes da modalidade”, elogiou Fran.

Centro de Treinamento de Tênis de Mesa Fran TT - Piracicaba

Francisco de Camargo idealizou o espaço exclusivo para a prática do tênis de mesa (Foto: Arquivo/Fran TT)

 

Centro de Treinamento de Tênis de Mesa Fran TT - Piracicaba

O CT em Piracicaba é referência internacional para os praticantes da modalidade (Foto: Arquivo/Fran TT)

 

Centro de Treinamento de Tênis de Mesa Fran TT - Piracicaba

O trabalho de fomento ao tênis de mesa contribui para o crescimento do esporte em Piracicaba (Foto: Arquivo/Fran TT)

Voltar