fbpx
Futebol

FPF define diretrizes do Campeonato Paulista de base

Regulamento terá mudanças na inscrição e número de substituições em 2019

Rafael Vinícius, técnico do time sub-15 do XV de Piracicaba
O técnico Rafael Vinicius comanda a equipe sub-15 do XV de Piracicaba (Foto: Vitor Prates)

A FPF (Federação Paulista de Futebol) realizou na última terça-feira (26) o Conselho Técnico para o Campeonato Paulista de 2019, nas categorias de formação. A atividade reuniu os dirigentes responsáveis pelas equipes de base de cada clube participante. O supervisor Carlos Querino representou o XV de Piracicaba no evento. No período da manhã, foram definidas as diretrizes do Estadual Sub-20, enquanto as competições sub-15 e sub-17 tiveram vez durante a tarde.

A principal novidade em relação aos jogos será o número de substituições permitidas, que aumentou de seis para sete. As mudanças, porém, devem ser feitas em apenas três paralisações. A FPF recomendou ainda que os treinadores possuam a licença B da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). No que diz respeito ao regulamento, as agremiações deverão apresentar uma lista de inscritos ilimitada. A intenção é aumentar o controle para evitar irregularidades. Os estaduais sub-15 e sub-17 terão início no dia 6 de abril e a final está agendada para 23 de novembro. Os participantes e regulamento serão divulgados em março.

SUB-20

No Campeonato Paulista Sub-20, as medidas como o aumento do número de substituições permitidas no decorrer dos jogos e a lista de inscrição para atletas também serão válidas. Sobre o segundo item, vale destacar que, em 2018, apenas o registro era necessário. Além da inscrição, para facilitar o trabalho da arbitragem, uma pré-súmula deverá ser preenchida. Em relação à licença B da CBF para os técnicos, nesta categoria, será uma exigência e não apenas uma recomendação.

Os treinadores que ainda não a tiverem, precisarão apresentar matrícula comprovando que irão efetuar o curso neste ano – A Federação Paulista de Futebol disponibilizará mais duas turmas. O certame começará, segundo previsão da FPF, no dia 13 de abril, com a decisão programada para o mês de novembro. No ano passado, as três categorias do Nhô Quim avançaram de fase, o que não ocorria há nove anos, sendo que o sub-17 e o sub-20 chegaram à terceira etapa do Paulista.

Voltar