fbpx
Automobilismo

Fórmula Vee tem show do líder em Piracicaba

Etapa no ECPA ainda teve estreia feminina e primeiro pódio com pai e filho

André Suenaga, líder da Copa ECPA de Fórmula Vee 2022
André Suenaga é o líder da Copa ECPA de Fórmula Vee 2022 (Foto: Fernando Santos/Divulgação)

Disputada no último sábado (17), a quinta etapa da Copa ECPA de Fórmula Vee foi marcada por momentos históricos. André Suenaga dominou as provas em Piracicaba e aumentou ainda mais a vantagem na liderança. Gabriella Morais estreou e foi a quinta mulher a competir na categoria. E pela primeira vez na Fórmula Vee, pai e filho subiram juntos ao pódio. A próxima rodada acontece no dia 8 de outubro. Antes, o autódromo recebe no próximo sábado (24) a terceira etapa da Fórmula Vee Open, competição exclusiva para iniciantes.

Após ser derrotado na última etapa, André Suenaga voltou a reinar no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo. O piloto faturou as duas corridas do fim de semana e chegou a oito vitórias em dez provas na temporada 2022. Com os resultados, ele ampliou a vantagem na classificação geral da divisão Elite 1. Suenaga tem agora 96 pontos, contra 82 de Saulo Soares e 65 de Vinas de Andrade. Na Elite 2, a diferença é ainda maior. O líder chegou a 97 pontos, seguido por Soares (80) e Marcos Fortuna (54). Suenaga também lidera na Máster, divisão para pilotos acima de 40 anos.

ESTREANTE

Destaque em competições de kart e endurance, Gabriella Morais fez a estreia na Fórmula Vee. A pilota se tornou a quinta mulher a competir na categoria, ao lado de Suzane Carvalho, Melissa Eschiavi, Celimary Meirelles e da canadense Megan Gilkes. Gabriella, de 24 anos, competiu apenas na Elite 1, em fase de adaptação, teve dificuldades nos treinos, mas conseguiu terminar a prova na oitava posição. O maior problema encontrado pela pilota foi conciliar a disputa com as provas de turismo, que também fizeram parte da programação no ECPA. Devido ao desgaste, Gabriella desistiu de correr a segunda bateria da Fórmula Vee.

INÉDITO

Pela primeira vez na história da Fórmula Vee, pai e filho subiram ao pódio na mesma prova. Na Elite 2, Rafael Costa foi o segundo colocado e o pai, Luiz Costa, chegou na quarta posição. “foi sem dúvida o nosso momento mais especial na Fórmula Vee. Nós já competimos há alguns anos, mas sempre compartilhando o carro, em provas diferentes. Desta vez, foi possível corrermos juntos e a conquista do pódio foi espetacular”, disse Luiz Costa, de 68 anos. “A Fórmula Vee é uma grande família e esta etapa mostrou exatamente isso”, completou Flávio Menezes, diretor da categoria.

Voltar