fbpx

Líder Esportes

Automobilismo

Fórmula Vee tem desfecho eletrizante em Piracicaba

Etapa que definiu os campeões da categoria foi marcada por disputas emocionantes

Augusto Santin, piloto de Fórmula Vee
Augusto Santin teve desempenho perfeito para conquistar a taça (Foto: Marcos Batista/Velocidade em Foco)

Gerson Zarpelão Júnior e Augusto Santin ficaram com os títulos na Copa ECPA F/Promo Racing 2020 de Fórmula Vee, encerrada no último sábado (23), em provas decididas nas últimas voltas no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA). Saulo Soares e André Suenaga foram os campeões na categoria máster e Carlos Piagentini completou a dobradinha na divisão júnior. Piloto de São Carlos, Zarpelão garantiu o título da Elite 1, que soma apenas os pontos da primeira bateria, após largar em sétimo e fazer prova de recuperação.

“Foi uma corrida muito difícil, tive que lutar bastante”, afirmou o piloto, que chegou em segundo lugar na prova e assegurou o primeiro título na Fórmula Vee. Zarpelão terminou o campeonato com 85 pontos, seguido por Carlos Piagentini (75) e Gustavo Ariel (71). Na decisão da Elite 2, que computa os resultados da segunda bateria, Augusto Santin teve uma atuação impecável para conquistar o título, vencendo a prova de forma dramática, além de ter feito a pole e a volta mais rápida.

“Eu realmente não esperava ser campeão novamente, tive muitas dificuldades e perdi pontos importantes nas etapas anteriores. Entrei na pista para dar o melhor e os resultados dos meus concorrentes acabaram me ajudando”, falou Santin. Favorito, Zarpelão liderava a classificação com 13 pontos de vantagem e precisava ao menos de um terceiro lugar para ser campeão, mas chegou em quinto e ficou com o vice na Elite 2, com 81 pontos, contra 88 de Santin. O terceiro colocado foi Andre Suenaga, com 78.

Copa ECPA F/Promo Racing 2020 de Fórmula Vee

Em 2021, a Copa ECPA terá oito etapas em Piracicaba (Foto: Marcos Batista/Velocidade em Foco)

DIVISÕES

Na divisão máster, destinada para os pilotos acima de 40 anos de idade, o paulistano Saulo Soares foi o campeão na Elite 1, com 90 pontos ganhos. Na Elite 2, o também paulistano André Suenaga faturou a taça ao finalizar o campeonato com 88 pontos. Entre os jovens, Carlos Piagentini levou os dois títulos na Fórmula Vee Júnior. O piloto já havia garantido por antecipação a conquista da Elite 2 e confirmou o favoritismo no último fim de semana para vencer também a Elite 1.

A revelação de Americana registrou o melhor desempenho na rodada da Fórmula Vee, com uma vitória na classificação geral e um segundo lugar. Piagentini conquistou a Elite 1 com o total de 98 pontos. Na Elite 2, o piloto atingiu 100% de aproveitamento na temporada, com cinco vitórias em cinco provas na divisão Júnior, e terminou o torneio com 100 pontos. Em 2021, a Copa ECPA terá oito etapas em Piracicaba. As datas devem ser divulgadas no início de fevereiro pela organização.

Voltar