fbpx
Automobilismo

Fórmula Vee pode ter campeão antecipado neste sábado

Zarpelão Júnior corre para garantir o título e busca recorde de vitórias no autódromo do ECPA

Gerson Zarpelão Júnior, piloto de Fórmula Vee
Gerson Zarpelão Júnior pode garantir o título antecipado em Piracicaba (Foto: Fernando Santos/Fórmula Vee)

A Copa ECPA/FPromo Racing de Fórmula Vee pode ter o campeão definido já neste sábado (4). Gerson Zarpelão Júnior corre para garantir o título por antecipação e também para seguir na busca pelo recorde de vitórias da categoria no autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba. Na penúltima etapa da competição, o atual líder tem boa vantagem na Elite 1, divisão que soma os resultados da primeira bateria de cada rodada, com 27 pontos à frente de André Suenaga. Na Elite 2, a folga na liderança é ainda maior: são 33 pontos de diferença para Saulo Soares.

Para ser campeão antecipado das duas divisões, o piloto de São Carlos precisa garantir uma vantagem mínima de 50 pontos para os adversários. A etapa final será realizada em janeiro, com pontuação dobrada, valendo 40 pontos pela vitória, seis pela liderança na primeira parte da prova, dois pela pole position e mais dois pela volta mais rápida. “Este é um momento muito especial, pois eu treinei e me dediquei bastante durante toda a temporada para chegar nesta posição”, afirmou Zarpelão Júnior, que em 2020 faturou o título da Elite 1.

“A vantagem que eu tenho é muito boa, mas como ainda restam duas etapas e na última a pontuação será em dobro, não posso correr riscos. Todo cuidado é pouco agora”, completou. Além do título, Zarpelão Júnior vai em busca de uma marca histórica no ECPA: se tornar o maior vencedor da Fórmula Vee no circuito em uma temporada. Até agora, são oito vitórias. O recorde é de João Pedro Maia, com 11 triunfos em 2019. “Será incrível conquistar o título e bater este recorde, mas vou manter o foco, que é ganhar o campeonato. Se der para bater a marca história, melhor ainda”, disse o piloto, que terá mais quatro provas pela frente.

PROGRAMAÇÃO

A etapa do próximo sábado começa às 8h30, com os treinos livres, enquanto a tomada de tempo para classificação tem início às 12h. A largada para a primeira bateria será dada as 14h10. Já a segunda prova do dia está prevista para as 16h. As duas corridas têm 16 voltas de duração. O autódromo estará aberto ao público e haverá cobrança de R$ 15 pelo estacionamento. Além da briga pelo título, o fim de semana marca também a estreia de dois novos pilotos. Marcos Fortuna participa pela primeira vez da Copa ECPA após ter disputado a Fórmula Vee Open, competição exclusiva para iniciantes, encerrada em novembro. Além dele, Adriano Marcandali fará a primeira prova na categoria.

Voltar