fbpx
Automobilismo

Fórmula Vee abre nova temporada em Piracicaba

ECPA recebe duas provas válidas pela categoria com entrada franca neste sábado (30)

Copa ECPA de Fórmula Vee 2022 inicia temporada em Piracicaba
A Copa ECPA de Fórmula Vee abre neste sábado (30) a nova temporada em Piracicaba (Foto: Fernando Santos)

A Fórmula Vee dá a largada neste sábado (30) para a Copa ECPA 2022, em Piracicaba. Nesta temporada, a competição terá a estreia de uma divisão especial para novatos: a Copa ECPA Light, que reunirá pilotos iniciantes ou pouca experiência. “Desde a criação nos anos 1960, a Fórmula Vee sempre incentivou e abriu portas a novos pilotos. Estamos dando sequência à tradição, que faz parte da nossa história”, afirmou Flávio Menezes, diretor da categoria. Ao todo, a Copa ECPA terá oito etapas e irá contar mais uma vez com a divisão Máster, para pilotos acima de 40 anos – os novatos da Light participam apenas das quatro primeiras rodadas.

As provas da Fórmula Vee são disputadas em Piracicaba desde 2011, quando a categoria foi retomada no Brasil. A competição é realizada em duas subdivisões: Elite 1, com a soma dos resultados da primeira bateria, e Elite 2, com os resultados da segunda prova de cada etapa. As corridas neste sábado, ambas com 16 voltas de duração, têm as largadas agendadas às 11h40 e às 16h30, com entrada gratuita e transmissão pelo site www.fvee.com.br e pelo canal oficial da Fórmula Vee no YouTube.

O torneio tem como destaque um ‘ex-novato’: Gérson Zarpelão Júnior, que começou a correr em 2019, quando foi apenas o 12º colocado na competição em Piracicaba. A partir daí, o piloto de São Carlos começou a colecionar títulos e foi bicampeão em 2020 e 2021. “A Fórmula Vee literalmente abriu as portas para eu competir em alto nível no automobilismo”, disse. O piloto também participou em 2021 de provas de endurance e já correu no exterior em 2022, faturando o segundo lugar em uma competição de turismo na Inglaterra, além de ter vencido as 1.000 Milhas de Interlagos na categoria P3.

Zarpelão Júnior também é o recordista de vitórias na Copa ECPA de Fórmula Vee. Ele já soma 13 triunfos em Piracicaba e vai tentar ampliar a marca. “O objetivo é sempre entrar no carro para vencer, por isso vou em busca de novos recordes e também do tricampeonato”, garantiu. Na divisão para pilotos acima de 40 anos, a briga também promete ser acirrada. Saulo Soares e André Suenaga, atuais bicampeões na Máster, vão lutar pelo terceiro título consecutivo. Eles terão mais uma vez a companhia de José Arrais e Luiz Costa, além de Vinas Andrade, que começa a competir neste ano.

Voltar