fbpx

Líder Esportes

Ginástica Rítmica

Formada no PDB, Nicole Pircio celebra primeira participação olímpica

Ginasta piracicabana integrou o conjunto brasileiro, que terminou a competição em 12º lugar nos Jogos Olímpicos

Nicole Pircio, atleta de ginástica rítmica da seleção brasileira
Nicole Pircio deu os primeiros passos no esporte no projeto realizado pela Prefeitura de Piracicaba (Foto: CBG/Facebook)

Com a presença da piracicabana Nicole Pircio, a seleção brasileira de ginástica rítmica encerrou a participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio na 12ª colocação. A fase eliminatória reuniu 14 países e foi disputada na madrugada do último sábado (7), na Ariake Arena. Além de Nicole, o conjunto do Brasil foi formado pelas ginastas Beatriz Linhares, Deborah Medrado, Geovanna Santos e Maria Eduarda Arakaki. A medalha de ouro ficou com a Bulgária, enquanto a seleção russa, favorita ao título, encerrou a participação com a prata. O bronze foi conquistado pela Itália.

Na primeira rotação, com a bola, a seleção brasileira cometeu erro grave: deixou o aparelho escapar e encerrou a participação sem recuperá-lo, o que rendeu uma penalização. A nota foi de 35.450 pontos. Na segunda rotação, com arcos e massas, o Brasil fez apresentação cravada, sem falhas importantes, ao som de Carlinhos Brown, Daniela Mercury e DJ Vegas. A performance rendeu uma nota de 37.800, com a somatória final de 73.250 pontos.

“Ainda estou tentando acreditar que o sonho se realizou. Competi a minha primeira Olimpíada! Busquei dar o meu melhor, colocar no tapete todo trabalho e treinamento, entrei e saí muito feliz e sei que podemos cada vez mais. E seguimos assim, o meu sonho se tornou realidade e novos sonhos e objetivos já estão aqui. Muita gratidão. A Deus em primeiro lugar, que sem Ele nada seria possível. A minha família que sempre esteve ao meu lado. A todas as treinadoras que acreditaram e me ensinaram a amar e viver esse esporte”, falou Nicole.

APRENDIZADO

A ginasta de 19 anos é a primeira representante de Piracicaba na história da seleção brasileira adulta de ginástica rítmica. No esporte desde que tinha 10 anos, a atleta começou no Colégio Tales de Mileto, mas logo passou a integrar a equipe mantida pelo Programa Desporto de Base (PDB), oferecido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). Foram três temporadas ao lado das professoras Helena Macchi e Mariana Winterstein, com quem aprendeu os fundamentos básicos da modalidade.

Voltar