fbpx
Jiu-Jitsu

Felipe Borges vence Circuito Paulista; Rafael é vice

Dupla piracicabana conquista bons resultados na última etapa do certame

Felipe Borges, lutador de jiu-jitsu da equipe GF Team Piracicaba
O piracicabano Felipe Borges venceu as três etapas válidas pelo Circuito Paulista 2018 (Foto: Arquivo Pessoal)

Os irmãos Felipe e Rafael Borges encerraram no último fim de semana a participação no Circuito Paulista de Jiu-Jitsu. A terceira etapa da temporada foi realizada no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri. Felipe venceu a categoria infantil B pesado (-49 kg) faixa laranja e finalizou a competição com o primeiro lugar geral e 100% de aproveitamento. Rafael foi vice-campeão infanto-juvenil B pesado (-69 kg) faixa verde e terminou o certame com a segunda colocação no ranking.

Em 2018, a dupla piracicabana já conquistou o título do Campeonato Brasileiro. O próximo objetivo é a 5ª Premium Cup, que será realizada no dia 26 de agosto. “É uma competição que reúne muitos atletas de alto nível. Eles vêm de uma sequência legal de lutas, participando de torneios regionais para manter o ritmo. São meninos que treinam para alcançar a faixa preta e que querem se destacar no jiu-jitsu. O sonho é ir para o exterior e participar de eventos como o Circuito Europeu ou Grand Slam (Abu Dhabi). A gente acredita que um dia eles possam chegar lá”, disse Iria Borges, mãe e responsável pela carreira dos atletas.

O retrospecto dos jovens é animador. Felipe tem 11 anos e Rafael completa 14 na próxima semana. A dupla começou no esporte em 2014 e tem o impressionante aproveitamento de 98% de vitórias nas competições que disputaram. “Eles são muito dedicados e treinam seis vezes por semana. São meninos que estudam e ajudam em casa, não têm uma vida financeira que podem esbanjar nada. Eles amam o jiu-jitsu e nós acreditamos que eles nasceram para isso. A grande dificuldade é a falta de apoio financeiro, porque tudo tem custo e é caro”, disse Iria.

A dupla representa atualmente a equipe GF Team, liderada pelo mestre Caio Gomes, e treina na Academia Cem Por Cento Brazilian Jiu-Jitsu, com o professor André Cavalcante, além de participar do projeto social da modalidade na Casa do Hip Hop. “Eles estão de desenvolvendo muito rapidamente, alguns atletas de outras equipes vieram treinar aqui em Piracicaba e passaram alguns dias em casa para acompanhar a rotina. Além do treino, os dois fazem dieta, se dedicam para perder peso. São atletas, não crianças”, finalizou.

Voltar