Fechada desde março, Aiki Kaizen mantém cautela
Decisão sobre retomada gradual respeitará protocolos aplicados pelos órgãos de saúde, garante sensei


Sem atividades presenciais desde o dia 21 de março do ano passado em virtude da pandemia causada pela Covid-19, a Escola Aiki Kaizen de Aikidô de Piracicaba, fundada pelos senseis Roney Rodrigues Filho e Luciano Van den Broek, avalia junto aos alunos, pais e órgãos públicos de saúde a possibilidade de uma retomada gradual a partir da segunda quinzena de fevereiro, respeitando os protocolos para manter a segurança dos participantes. A informação foi divulgada nesta terça-feira (12).
A programação inicial para 2021 inclui apenas a possibilidade da retomada das aulas presenciais. “Planejamos e buscamos respostas para retomar (as aulas) com saúde, na hora certa e no momento adequado. Nossos ouvidos estão atentos aos órgãos de saúde. O planejamento é estarmos prontos para retornar com as regras que possam ser seguidas. Acreditamos que tudo será gradativo, um passo de cada vez. Os seminários e workshops, por exemplo, geram aglomeração e não vamos organizar nada contra as orientações sanitárias”, afirmou Roney.
Ao longo do período com as portas fechadas, os professores César Rodrigues e Kedlen Agosta de Abreu adaptaram algumas das atividades trabalhadas presencialmente para os encontros virtuais com as crianças e os jovens. “Eles passam alongamentos semanalmente, além de técnicas controladas e um bom e necessário bate-papo. Foi a estratégia que adotamos. Nós também alimentamos as nossas redes sociais com conteúdos leves e bem-humorados sobre o aikidô”, contou o sensei.
UNIÃO
A Escola Aiki Kaizen também realizou ações para arrecadar fundos ao longo da pandemia, com o objetivo de arcar com as despesas do espaço físico (rua Samuel Neves, 1.977, Jardim Europa). “Fizemos rifas, máscaras e parcerias empresariais, além de comercializar chaveiros, canecas, mochilas, bolsas e outros produtos. Tivemos o apoio dos alunos e familiares. São pessoas que agregam e fortalecem o trabalho. A união fez toda diferença, somos privilegiados, somos uma família”, disse Roney.
De acordo com o sensei, a pandemia evidenciou ainda mais a importância da atividade física, do esporte e de levar uma vida saudável. “Nesta condição excepcional que estamos vivendo foi possível perceber a falta do movimento e do contato. É lamentável termos que passar por isso para constatar o óbvio, mas a atual crise poderá trazer efeitos restauradores, gerando motivação e reforço aos bons hábitos, ao equilíbrio e à harmonia, princípios esses que são cultivados no aikidô. Esperamos que esse aprendizado possa ser colocado em prática”, finalizou.
