fbpx

Líder Esportes

Opinião

Fator casa: o XV não pode decepcionar

Se levarmos em conta o retrospecto do XV de Piracicaba em momentos decisivos nos últimos sete anos, é correto dizer que importantes marcas foram obtidas atuando fora de casa. Como não lembrar do acesso, em 2010, conquistado na ‘batalha de Ribeirão Preto’ contra o Comercial? No ano seguinte, novo acesso em Monte Azul e volta à elite paulista. Também não podemos esquecer do jogo do ‘fico’: em 2012, a torcida alvinegra ‘invadiu’ Mogi Mirim e comemorou a permanência do Nhô Quim na Série A1.

Pensando em Copa Paulista, a situação não é muito diferente. Em 2012, nas quartas de final, o XV venceu o Audax por 2×1 em Jaguariúna e podia até perder por um gol de diferença no Barão da Serra Negra para se classificar, mas acabou sofrendo dois e foi eliminado. Em 2013, o gol salvador de Kanu aos 36min do segundo tempo, empatando a partida contra o Ituano, em Itu, colocava o Alvinegro na semifinal da Copa Paulista. Em Piracicaba, o XV foi ‘operado’ contra o São Bernardo e empatou fora, mais uma vez sendo eliminado da competição.

Chegou o ano de 2014 e a história se repetiu: excelente empate fora de casa contra o Santo André na semifinal e a certeza de que a equipe avançaria a final. Barão da Serra Negra com 6.818 torcedores e mais uma vez a decepção com a derrota em casa. Não dá para negar que, acompanhando o XV há algum tempo, esse ‘filme’ passa novamente pela minha cabeça. E se você me perguntar se eu prefiro decidir em casa ou fora, sem dúvidas vou responder: em casa!

Por que, se o retrospecto não é favorável? Simples. Porque os números não entram em campo, servem apenas para estatísticas. Porque eu prefiro um estádio cheio gritando a favor do que gritando contra. Porque o elenco é outro, o momento é outro, só a empolgação é a mesma. Falta pouco para a conquista do tão sonhado objetivo, a Série D do Campeonato Brasileiro. É hora de mostrar que não disputamos a competição apenas para competir. Vai, XV! A primeira das ‘seis finais’ é no próximo sábado.

Marcelo Sá é radialista e jornalista na Rádio Jovem Pan News Piracicaba

Voltar