fbpx

Líder Esportes

ACD

Espaço oferece ao público vivência de paratletas

Projeto Experimentando Diferenças integra programação da Festa das Nações

Experimentando Diferenças - Festa das Naçõee
O projeto atendeu mais de 2.000 pessoas em Piracicaba no ano passado (Foto: Divulgação)

Depois de alcançar recorde de público em Piracicaba, ano passado, a Caixa Econômica Federal traz o projeto Experimentando Diferenças de volta à cidade para participar da 34ª Festa das Nações, que acontece de 17 a 21, no Engenho Central. As atividades acontecem em uma arena cenográfica com 180 metros quadrados, montada no Barracão 14. No espaço, o público poderá experimentar as sensações de um atleta paralímpico em modalidades como basquete e corrida em cadeira de rodas e futebol com os olhos vendados. Além dos monitores, que circulam pela arena apoiando os visitantes, o projeto conta com a participação de paratletas profissionais.

As visitas gratuitas poderão ser feitas na quinta-feira (18) e sexta-feira (19), das 19h às 22h; sábado (20) e domingo (21), das 11h às 22h. “Vamos atender também a excursões pedagógicas em horários especiais”, disse Fernando Rigo, CEO do projeto. “Na quinta e sexta-feira, haverá um horário especial das 9h às 17h, fora do horário da festa, exclusivamente para atendimento a escolas e entidades previamente cadastradas”, relatou. As excursões devem ser previamente agendadas até o dia 12 de maio pelo telefone (19) 2106-9800.

Segundo Rigo, o projeto foi criado com a proposta de fazer com que o maior número de pessoas experimentasse as modalidades do paradesporto e que, ao vivenciarem essa realidade, se sensibilizassem em relação aos atletas paralímpicos brasileiros. “Como uma iniciativa inclusiva, o Experimentando Diferenças partilhou processos de aprendizagem e conscientizou a sociedade sobre os desafios das pessoas com deficiência. O projeto consiste em levar às grandes cidades do país atividades esportivas em arenas montadas nos shoppings ou espaços de grande fluxo e diversidade social. Como resultado da iniciativa, o projeto vem contribuindo para uma maior conscientização”, afirmou.

EXPECTATIVA

Em 2016, mais de 2.000 pessoas foram atendidas nos cinco dias de festa em Piracicaba. As expectativas de Rigo para este ano é bastante otimista. “O evento em Piracicaba detém o nosso recorde nacional de atendimento em um único dia, com 1.194 participantes. A expectativa é superar o recorde e atender 5.000 pessoas”, disse. Entre 350 inscritos no Brasil, o Experimentando Diferenças foi escolhido como o projeto vencedor do Programa Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, edição 2015/2016, que busca valorizar experiências bem-sucedidas e que favorecem à qualidade de vida das pessoas.

SERVIÇO

Experimentando Diferenças
Datas: 17 a 21 de maio
Horários: quinta (18) e sexta-feira (19) das 9h às 17h e das 19h às 22h; sábado (20) e domingo (21), das 11h às 22h.
Local: Barracão 14 do Engenho Central (rua Maurice Allain, sem número)

*Texto: Cristiane Sanches

Voltar