fbpx
+ Esportes

Equipe piracicabana garante vaga em Mundial de acesso por corda

Henrique Preto, Kayan Villon e Walker Figueiroa conquistam título latino-americano da modalidade no México

Petzl Rope Trip Latino América 2019, evento internacional de acesso por corda e resgate (Foto: Divulgação)

A equipe piracicabana Spelaion conquistou no último domingo (6) o título do Petzl Rope Trip Latino América 2019, evento internacional de acesso por corda e resgate, realizado no México. Depois de liderar a competição desde as fases classificatórias, o trio composto por Henrique Preto, Kayan Villon e Walker Figueiroa mostrou precisão extrema, trabalho coletivo e velocidade para garantir a primeira colocação na classificação final.

Essa foi a primeira vez que a equipe piracicabana venceu a competição. Em 2018, Walker Figueiroa foi campeão individual no Petzl Rope Trip Latino América, disputado no Chile. De quebra, com a vitória no México, a Spelaion garantiu uma vaga para o Campeonato Mundial. O time piracicabano irá representar a América Latina no Petzl Rope Trip 2020, que terá Singapura como sede.

MODALIDADE

Conhecida como alpinismo industrial, a modalidade é praticada por profissionais que utilizam cordas para acessar ambientes verticais e realizar trabalhos em altura. Em virtude da complexidade técnica e do esforço físico necessário, foram criadas as competições esportivas, com o objetivo de desenvolver o conhecimento e habilidade.

Em 2019, o torneio reuniu equipes de Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México e Peru, e competidores de Espanha e Polônia. Além do time piracicabano, o Brasil também foi representado no certame pelas equipes Axis (Quatro Barras-PR) e Black Hawk (Recife-PE).

Voltar