fbpx
Basquete

Equipe piracicabana é campeã regional escolar

Título é conquistado pelos alunos da Escola Estadual Catharina Casale Padovani

Jogar a bola ao cesto sem preocupação com o placar. A brincadeira, que começou sem ambições, sob o olhar atento do professor de educação física João Barbosa, o técnico Buião, ficou séria para os nove alunos que integram o time de basquete da Escola Estadual Catharina Casale Padovani, em Santa Teresinha. Após vencer quatro adversários em Piracicaba, a equipe repetiu o feito contra mais quatro rivais na fase regional e conquistou a classificação para a fase final estadual dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP).

O feito é inédito. Segundo o treinador, é a primeira vez que a escola chega tão longe na competição. Para Buião, o time formado por jovens de 15 a 17 anos mostrou garra nas quadras e contou com o apoio de familiares, funcionários e professores, fator fundamental no aspecto motivacional grupo. O grupo é composto pelos alas Athirson Santos, Eliel Lourenço, Mauricio de Paula e Matheus Estequi; os armadores Caio Vieira e Matheus Marcelino; e os pivôs Gustavo Aguilar, Nelson Pontes e Samuel Pontes.

CAMPANHA

Na fase municipal, a equipe venceu as representações de Prudente de Moraes, Eduir Benedicto Scarpari, Comendador Luciano Guidotti e Mello Ayres. Na sequência, os alunos da Escola Estadual Catharina Casale Padovani levou o nome de Piracicaba ao título regional, fazendo 47×34 sobre Capivari, vencendo Limeira com o placar de 52×47 e derrotando Campinas por 46×24. Na disputa pelo primeiro lugar, os comandados de Buião conquistaram a taça ao bater a ETEC Euro de Souza: 37×26

Na próxima terça-feira (21), o selecionado viaja para Sertãozinho, palco para a etapa estadual da competição. Na avaliação do técnico, a equipe tem “boas chances de trazer o título para casa”. Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo têm como objetivo descobrir novos talentos, integrar os alunos e ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis. A iniciativa é promovida pelas secretarias de Educação; Direitos da Pessoa com Deficiência; Esporte, Lazer e Juventude; e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Voltar