fbpx
+ Esportes

Equi-Arte inicia temporada com presença no pódio

Centro Hípico de Piracicaba é vice-campeão em Indaiatuba com Karina Vicenzotto

Centro Hípico Equi-Arte
O Centro Hípico Equi-Arte iniciou a temporada 2020 com o primeiro pódio em Indaiatuba (Foto: Danilo Schreines)

Na primeira competição no ano, o Centro Hípico Equi-Arte, de Piracicaba, garantiu no último sábado (1º) o vice-campeonato da categoria amador da primeira etapa do Helvetia Open, com o conjunto formado pela amazona Karina Vicenzotto e o cavalo Corsário das Palmas. A façanha veio pela série salto 1m. O evento foi realizado no Helvetia Riding Center, em Indaiatuba. Além do conjunto, Erick Marcondes e o cavalo Vasari ficaram em quarto lugar na mesma série e categoria. Já a participação do instrutor Rafael Cruz foi ‘hors-concours’, ou seja, sem a validação de pontos, apenas com os cavalos em fase de treinamento (Marujo Itapuã, Angel Girl e Delfina Polana).

“O resultado foi muito bom. Nós voltamos das férias faz pouco tempo, começamos a trabalhar novamente no dia 14 de janeiro e, mesmo com a parada no fim do ano, os cavalos ficaram bem. Os alunos, principalmente, tiveram um desempenho muito importante para a confiança e para iniciar a temporada nas competições oficiais da Federação Paulista e da Confederação Brasileira de Hipismo com muita animação. Os cavalos que foram para treinamento também se apresentaram muito bem”, destacou Cruz.

‘O propósito é participar de torneios estaduais e nacionais, e tentar conseguir uma boa classificação com a equipe’

No dia a dia, explica o instrutor, o conjunto trabalha em sintonia na preparação para as competições. “Geralmente, os animais e os atletas saltam duas vezes na semana. Nas semanas de competição, isso ocorre apenas uma vez, que é para deixar o cavalo fresco, com vontade de saltar. Como eles não falam, nós temos que perceber o quanto é necessário treinar. Então, pela experiência, nós tentamos deixar os cavalos confortáveis, querendo mais e não se sentindo mal. Assim como nós, eles também precisam estar felizes com o que estão fazendo”, disse.

O próximo compromisso da equipe será a segunda etapa do Torneio de Verão, agendada entre os dias 12 e 15 de março, no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo. No fim de semana seguinte, a Equi-Arte marca presença na Abertura Troféu Eficiência – Taça Salto Iniciante, que será realizada na Sociedade Hípica de Campinas. As duas competições são organizadas pela FPH (Federação Paulista de Hipismo).

“O nosso objetivo é firmar os alunos nas suas alturas. Muitos subiram neste ano e, para aqueles que já estão na altura habitual, a ideia é que eles consigam angariar alguns títulos durante o ano. Queremos usar o ranking da Helvetia e da Hípica de Campinas para treinamentos, mantendo os cavalos em forma. O propósito maior é participar dos torneios estaduais e nacionais, e tentar conseguir uma boa classificação com a equipe”, finalizou Cruz.

AULAS

As aulas no Centro Hípico Equi-Arte (Estrada Silvio Angeleli, sem número, bairro Pau Queimado) são destinadas para crianças, jovens e adultos. A idade mínima para começar é 5 anos. As atividades acontecem das 8h às 16h, às quartas e sextas-feiras, e aos sábados. Nas terças e quintas-feiras, as classes ocorrem das 8h às 18h30. Mais informações pelo telefone (19) 99886-0107.

Voltar