fbpx
Automobilismo

EEP apresenta veículo off-road à comunidade

Grupo de 21 alunos representa Piracicaba em Competição Baja SAE Brasil

Equipe EEP Baja Sae - Piracicaba
Em 2018, a equipe piracicabana teve de projetar e construir um novo carro (Foto: Arquivo/EEP)

A equipe Baja da EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba) irá participar com 21 alunos na 24ª Competição Baja SAE Brasil, que acontece de 21 a 25 de fevereiro, em São José dos Campos. Na ocasião, 84 equipes de 18 estados brasileiros e do Distrito Federal disputam o campeonato automobilístico universitário mais tradicional do país. O grupo piracicabano, composto por alunos dos cursos de engenharia mecânica, engenharia de produção e mecatrônica, utilizará o carro de número 18, protótipo monomotor off-road que será apresentado a partir das 19h30 desta segunda-feira (19), no salão nobre da Fumep.

“As três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na somatória geral poderão representar o país em maio, na Baja SAE Kansas, competição da SAE International, realizada em Pittsburgh, nos Estados Unidos, onde o Brasil venceu cinco vezes”, disse o professor André de Lima, coordenador acadêmico do curso de engenharia de produção da EEP e coordenador da equipe EEP Baja SAE. No total, os participantes representam 80 instituições de ensino superior.

REGULAMENTO

Segundo Lima, o desafio nesta temporada foi ainda maior do que em anos anteriores. O novo regulamento impediu que a equipe EEP participasse com o carro de 2017. “Nós tivemos que projetar e construir um novo carro, exigindo ainda mais comprometimento e controle de tempo”, afirmou. O professor diz que, com as novas tecnologias implementadas e as técnicas de fabricação utilizadas pela equipe, o carro de 2018 será capaz de alcançar melhores resultados que o antecessor. Em 2017, a EEP Baja SAE conquistou a sétima colocação na prova de tração (nacional), ficou em terceiro lugar na prova de lama (regional sudeste), e obteve a 22ª posição geral (nacional).

“A equipe está orgulhosa por representar Piracicaba, é um compromisso que temos há 18 anos. Os campeonatos SAE Brasil têm se consolidado como celeiros de talento e inovação, conquistando apoio e reconhecimento também da indústria”, completou o coordenador da equipe. A EEP Baja SAE conta com o apoio de Barracão Racing, Caterpillar Brasil, Cobreq, Gráfica Almeida Silk-Screen, Libório Cabeçotes, LPO, Policrom, Servfreios e Usioge.

Voltar