fbpx

Líder Esportes

Automobilismo

ECPA recebe etapa da Fórmula Vee com briga acirrada pelo título

Disputa na Elite 1 é a mais acirrada: sete primeiros colocados estão separados por apenas dez pontos

Gerson Zarpelão Júnior, piloto de Fórmula Vee
Gerson Zarpelão Júnior lidera a classificação na Copa ECPA de Fórmula Vee (Foto: Fernando Santos/Divulgação)

A quinta e última etapa da Copa ECPA F/Promo Racing 2020 será realizada no próximo sábado (23), no autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo. A rodada decisiva revelará os campeões das categorias Elite 1, que considera a soma de resultados da primeira bateria, e Elite 2, que computa apenas os pontos obtidos na segunda prova. Conforme o regulamento, a pontuação na etapa final será dobrada e o pior resultado da temporada deverá ser descontado da classificação geral. O fim de semana da Fórmula Vee em Piracicaba ainda terá no domingo (24) o festival de treinos livres e aula de pilotagem.

A disputa pelo título da Elite 1 é a mais acirrada. Os sete primeiros colocados estão separados por apenas dez pontos. O vencedor da prova leva 40 pontos – pole e volta mais rápida somam dois pontos cada. Gerson Zarpelão Júnior lidera com 49 pontos, seguido por Saulo Soares (46) e Gustavo Ariel (43). Augusto Santin e Ara Mendonça dividem a quarta posição, ambos com 40 pontos. Empatados com 39, Daniel Rienda e André Suenaga compartilham o sexto lugar.

Na classificação da divisão máster, válida apenas para os pilotos com idade acima de 40 anos, Saulo Soares lidera com 56 pontos, apenas dois de vantagem sobre Ara Mendonça. André Suenaga tem 48 e Daniel Rienda aparece com 46. Já na Fórmula Vee Júnior, destinada aos jovens competidores que tem entre 15 e 19 anos, Carlos Piagentini ocupa a primeira colocação com 58 pontos e vai decidir o título da Copa ECPA contra Gustavo Ariel, que atualmente soma 40.

FAVORITISMO

Gerson Zarpelão Júnior também está na liderança da classificação geral da Elite 2, mas com uma vantagem maior. O favorito ao título tem 57 pontos, 11 à frente de Ara Mendonça e André Suenaga, que estão empatados com 46. Na quarta posição aparece Augusto Santin (44), seguido por Carlos Piagentin (40) e Daniel Rienda (36), quinto e sexto colocados, respectivamente. Na divisão máster, André Suenaga ocupa o primeiro lugar com 52 pontos, apenas dois à frente de Ara Mendonça. Daniel Rienda é o terceiro, com 42.

A única categoria definida é a conquistada por Carlos Piagentini, que já assegurou por antecipação o título na Fórmula Vee Júnior Elite 2. Com 60 pontos, ele não pode mais ser superado por Lucca Pagotto ou Wallace Martins, que dividem o segundo lugar com 18. Todas as provas serão disputadas no sábado. A primeira bateria terá largada às 14h10. A segunda prova do dia está prevista para começar às 15h50. Em virtude da pandemia da Covid-19, não será permitida a presença de público.

Voltar