fbpx
Automobilismo

ECPA recebe 100 Milhas Piracicaba neste fim de semana

Com uma programação recheada de atrações, prova homenageia Dito Giannetti

A tradicional prova será realizada no próximo domingo; programação começa amanhã (Foto: Engenho da Notícia)

O Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo recebe neste fim de semana as 100 Milhas Piracicaba, prova que em 2019 completa 30 edições. A corrida é disputada no circuito de 2.100 metros do ECPA, com 78 voltas, totalizando um percurso de pouco mais de 163 quilômetros. Tradicional, o evento foi criado nos anos 1960, com uma corrida de kart pelas ruas da cidade, quando contava com a presença de grandes nomes do automobilismo nacional, como José Carlos Pace e os irmãos Wilson e Emerson Fittipaldi.

“No formato atual, a primeira edição da prova ocorreu em 1984, no Parque Taquaral. Depois, em 1990, com a inauguração do ECPA no ano anterior, o evento passou a fazer parte das comemorações de aniversário da cidade, integrando o calendário oficial de eventos do município e do ECPA”, relembrou Dito Giannetti, maior vencedor da prova, com sete títulos. No próximo domingo (18), o veterano piloto colocará ponto final na trajetória dentro das pistas. “Chegar a esta marca é algo que nunca sonhei”, admitiu.

A programação das 100 Milhas Piracicaba começa nesta sexta-feira (16), com os treinos livres, enquanto a tomada de tempo classificatória está agendada para o sábado (17). No domingo, a largada será dada às 15h com o grid formado por carros de turismo e gaiolas tubulares. Ao longo do fim de semana, o ECPA estará recheado de outras atrações, como a Copa VMP Kart, Track Day Night, prova de ciclismo e espaço para pilotos de rua acelerarem sem limites pelo autódromo.

FÓRMULA VEE

A Fórmula Vee promove no sábado o GP Dito Giannetti, em homenagem aos 70 anos do piloto e aos 30 anos do autoclube. A prova é válida pela quinta etapa da Copa ECPA, que tem o total de oito rodadas em Piracicaba. “O Dito e o ECPA sempre foram apoiadores e incentivadores da Fórmula Vee”, afirmou Flávio Menezes, diretor da categoria. “É uma grande satisfação participar da homenagem e, justamente nesta corrida, com um número recorde de pilotos, mostrando o crescimento da Fórmula Vee e do próprio ECPA, que cada vez atrai mais esportistas”, finalizou.

Voltar