fbpx
Ciclismo

Dupla piracicabana vence Maratona Internacional

José Pedro Mondini e Rafael de Oliveira brilham na competição em Mariana (MG)

Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real MTB
Foto: Marcos Leite

O dia nublado e um percurso com bastante poeira foram o cenário de mais uma vitória dos ciclistas José Pedro Mondini e Rafael de Oliveira. Em Mariana (MG), a dupla piracicabana conquistou na última semana o primeiro lugar na segunda etapa da Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real MTB, percurso completo, categoria duplas pro. Trata-se da única corrida de mountain bike na América do Sul com transmissão ao vivo do percurso em suas três etapas.

Com 68 km e 2.000 metros de subidas, a prova exigiu muita resistência dos participantes. Perguntado sobre as maiores dificuldades durante a competição, José Pedro destacou inúmeros obstáculos, mas que não foram suficientes para parar a dupla. “O ritmo elevado, muita poeira, falsos planos, uma serra na reta final, subidas curtas e explosivas foram alguns dos nossos obstáculos. O que nos ajudou muito foi o tempo nublado, que nos deixou menos desidratados”, disse o ciclista.

‘É muito importante estar preparado psicologicamente, pensar que a dor vai passar e que vamos conseguir’

Os ciclistas de Piracicaba completaram a prova realizada em Minas Gerais com o tempo total de 3h23min43. Além de toda a preparação física antes das corridas, com treinos, alimentação e estratégias elaboradas pelo treinador Ricardo Simons, da Academia Bio Eco Esportes, o fator psicológico também é um dos principais aliados dos competidores.

Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real MTB

José Pedro Mondini e Rafael de Oliveira brilharam na Maratona Internacional (Foto: Lucas Barbosa)

Siga: Revista Ride Bike no YouTube

“É muito importante estar preparado psicologicamente para esses desafios, ainda mais quando se corre em dupla. Há dias em que um pode estar melhor que o outro e não podemos deixar o parceiro desanimar, principalmente quando sente cãibra, quando fura o pneu ou até mesmo em uma possível queda. Temos que falar para nós mesmos que a dor vai passar e que vamos conseguir”, destacou José Pedro.

CALENDÁRIO

Neste domingo (24), José Pedro e Rafael disputam a 15ª Maratona 100 km Canaviais, em São Simão, na região de Ribeirão Preto. Entre os dias 29 de julho e 4 de agosto, a dupla vai até a Colômbia para competir a Ultramaratona de MTB La Leyenda del Dorado. No dia 2 de setembro, eles vão participar da terceira etapa da Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real MTB, em Itabirito (MG). Finalmente, de 21 a 27 de outubro, o desafio será no Brasil Ride, na Bahia.

Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real MTB

A Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real MTB aconteceu em Mariana (MG) (Foto: Divulgação)

Voltar