fbpx

Líder Esportes

Ginástica Artística

Diogo Soares garante vaga na Gymnasiade

Atleta piracicabano brilha em seletiva e está confirmado na competição

Diogo Soares, ginasta da seleção brasileira de ginástica artística
O ginasta piracicabano Diogo Soares irá estrear na Gymnasiade nesta temporada (Ricardo Bufolin/CBG)

O ginasta Diogo Soares trouxe mais uma excelente notícia para a ginástica artística piracicabana. O atleta, que completará 16 anos em abril, alcançou o primeiro lugar na seletiva nacional para a Gymnasiade 2018, que será realizada entre os dias 2 e 9 de maio, em Marrakesh, no Marrocos. Diogo teve nota final de 78,350 e conquistou seis medalhas de ouro e uma de prata após se apresentar em seis aparelhos: o piracicabano venceu nas argolas, barra fixa, cavalo com alças, solo e salto sobre a mesa, o que lhe rendeu o título individual geral. Nas barras paralelas, Diogo ficou com a prata.

Com os resultados, o ginasta da academia Pira Olímpica será um dos representantes do Brasil na África. Treinador do primeiro colocado na seletiva, o também piracicabano Daniel Biscalchin será o comandante da seleção brasileira na competição. A delegação nacional ainda terá o assistente técnico Pietro Salerno Leddomado, do Minas Tênis Clube, e os atletas Mateus Camilo (Minas Tênis Clubes), Murilo Pontedura (Serc), Patrick Barone (Centro Olímpico SP) e Diogo Speranza (Esporte Clube Pinheiros).

Essa será a primeira vez que Diogo Soares vai competir na Gymnasiade. Na última edição, ele não tinha a idade mínima necessária. Com pouco mais de um mês de treino antes da viagem a Marrocos, o técnico Daniel tem boas expectativas. “Vamos prepará-lo para conseguir um bom resultado. Apesar de sabermos que é uma competição de altíssimo nível, vamos fazer de tudo para buscar uma medalha e assim representar da melhor maneira possível nosso país, nossa cidade e a academia Pira Olímpica, onde ele treina desde os quatro anos de idade”, destacou o treinador.

A Gymnasiade é a maior competição escolar do mundo. O evento é organizado a cada três anos pela Federação Internacional do Desporto Escolar, em parceria com federações e confederações nacionais. Em 2013, Brasília foi sede do evento. Além da Gymnasiade, Diogo também disputará a seletiva pan-americana que acontece em junho, na Argentina. A competição garante vaga para os Jogos Olímpicos da Juventude, que é o principal objetivo do atleta para este ano.

Voltar