fbpx

Líder Esportes

Ginástica Artística

Diogo Soares embarca rumo ao Gymnasiade

Atleta piracicabano viaja no dia 1º acompanhado por Daniel Biscalchin

*Arquivo/JP

Contando os dias para saltar ainda mais alto. Esse é o sentimento que envolve a preparação do ginasta piracicabano Diogo Soares, que embarca dia 1º de maio junto com o técnico Daniel Biscalchin e a seleção brasileira de ginástica artística para a Gymnasiade 2018, evento que será realizado entre os dias 2 e 9 de maio em Marrakesh, no Marrocos.

Desde o mês de março, quando garantiu a vaga na competição, as expectativas do atleta da academia Pira Olímpica e do treinador se voltaram para a competição, com treinamentos ainda mais intensos. “Chegamos na reta final de preparação, onde buscamos melhorar a execução e a resistência para as séries. Estamos ansiosos para a competição. É uma disputa nova e diferente daquelas que já participamos. Tentaremos uma boa colocação com a seleção brasileira e também uma conquista de medalha individual com o Diogo”, disse Biscalchin.

‘Vi vários atletas com boas condições físicas, mas que não tem um bom desempenho por causa da parte psicológica’

Apesar da pouca idade, o ginasta de 16 anos tem grande experiência em competições internacionais, participando de disputas na Argentina, Bolívia, Chile, Estados Unidos, Japão e Peru. A vasta bagagem e o passaporte carimbado, entretanto, não deixam de lado a importância do trabalho psicológico, que também pode fazer a diferença no Marrocos.

“Isso é muito importante. Vi vários atletas com condições físicas para vencer uma competição, mas que não conseguem um bom desempenho por causa da parte psicológica. Procuro deixá-lo (Diogo) bem preparado na parte física, o que mantém ele mais tranquilo para competir, e também divido com ele a responsabilidade para que não se sinta tão pressionado”, explicou o treinador.

COMPETIÇÃO

A Gymnasiade é a maior competição escolar do mundo. O evento é organizado a cada três anos pela Federação Internacional do Desporto Escolar, em parceria com federações e confederações nacionais. Em 2013, Brasília foi sede do evento. Além da Gymnasiade, Diogo também disputará a seletiva pan-americana, que acontece em junho, na Argentina. O vencedor garante vaga para os Jogos Olímpicos da Juventude, principal objetivo do atleta para este ano.

Voltar