fbpx

Líder Esportes

Ginástica Artística

Diogo dá show e Brasil é campeão sul-americano

Promessa piracicabana conquista quatro medalhas em Cochabamba, na Bolívia

Diogo Brajão Soares, atleta da equipe de ginástica artística de Piracicaba
Diogo Soares, durante o treino na academia Pira Olímpica (Foto: Leonardo Moniz/Líder Esportes)

O Brasil é campeão sul-americano infantil e juvenil de ginástica artística. A conquista aconteceu na cidade de Cochabamba, na Bolívia, e teve sotaque caipira no pódio: o piracicabano Diogo Brajão Soares trouxe para casa quatro medalhas da competição. O resultado positivo alcançado pelo atleta da academia Pira Olímpica arrancou elogios do técnico e mentor do ginasta, Daniel Biscalchin. “Foi o primeiro ano do Diogo na categoria juvenil e conseguimos um bom resultado. A margem de progressão dele é muito grande”, afirmou o treinador.

Aos 14 anos, Diogo foi campeão na disputa por equipes com a seleção brasileira na categoria juvenil, que envolve atletas com idade entre 14 e 17 anos. O piracicabano conseguiu a classificação para as finais em cinco provas, quando a disputa fica restrita aos oito melhores ginastas de cada aparelho. Nas finais, Diogo conquistou duas medalhas de prata, nas barras paralelas e no salto sobre a mesa, além do ouro, garantido na prova de barra fixa.

RETROSPECTO

Apesar da maratona de competições que enfrentou nos últimos dois meses, Diogo Soares parece ‘imune’ ao cansaço: no Campeonato Brasileiro Infantil de Ginástica Artística, o piracicabano não deu qualquer chance aos adversários e trouxe para casa nada menos do que sete medalhas de ouro. O primeiro lugar na classificação geral garantiu ao ginasta o tetracampeonato nacional da categoria. Além do título geral, Diogo ficou com a medalha de ouro nos seis aparelhos em disputa: argolas, barra, cavalo, paralelas, salto e solo.

Voltar