fbpx

Líder Esportes

Ginástica Artística

Diogo brilha e é finalista geral dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Ginasta piracicabano mostra segurança e entra na briga por medalha em sua primeira Olimpíada

Diogo Soares, ginasta da Academia Pira Olímpica
Diogo Soares garantiu vaga na final dos Jogos Olímpicos de Tóquio (Foto: FIG/Divulgação)

Diogo Soares é finalista individual geral dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Com a nota final de 81.332 pontos, o ginasta piracicabano, de apenas 19 anos, garantiu na madrugada deste sábado (24) a classificação para a final, que está agendada para as 7h15 da próxima quarta-feira (28). “Estou morto, mas é de felicidade. Muito obrigado a todos pelo apoio e torcida. Estou feliz demais”, afirmou o atleta, que representa a Academia Pira Olímpica e treina há 15 anos com o técnico Daniel Biscalchin, também piracicabano. O ginasta foi revelado pelo PDB (Programa Desporto de Base), oferecido pela Prefeitura de Piracicaba através da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras).

Estreante nas Olimpíadas, Diogo foi seguro nos seis aparelhos e não cometeu faltas graves. O ginasta abriu a participação da seleção brasileira no cavalo e fez uma apresentação correta, atingindo 12.800 pontos. Na sequência, somou mais 13.133 nas argolas. No salto, o piracicabano lançou mão de um Yurchenko com duas piruetas, o que rendeu mais 14.066 na pontuação, a segunda mais alta dele na fase classificatória.

Na barra fixa, o atleta da Academia Pira Olímpica também passou com uma série limpa, bons movimentos e saída cravada, totalizando 13.233 pontos. Diogo ainda garantiu mais 13.900 nas barras paralelas, mas teve como destaque a apresentação quase impecável no solo, cravando as cinco passadas com uma segurança incomum para um estreante em Jogos Olímpicos. A nota foi 14.200. No total, a somatória de 81.332 pontos garantiu ao ginasta a 24ª posição entre os elegíveis – a final individual geral reúne os 24 melhores atletas do mundo.

“É um resultado muito significativo, estou orgulhoso dele. É um momento muito feliz, especial”, relatou, emocionado, o técnico Daniel Biscalchin, que acompanhou o evento ao lado de alunos e colegas de treinamento de Diogo, como as ginastas Vanessa Clemente e Thais Rosolem. “Ele se preparou muito bem para isso, entrou focado e motivado. São 15 anos de trabalho e dedicação, é impossível não ficar emocionado”, finalizou o treinador piracicabano.

Voltar