fbpx
Ginástica Artística

Diogo brilha e Brasil vai à Olimpíada da Juventude

Piracicabano garante vaga para o país com seis medalhas no Pan-Americano Juvenil

Diogo Soares, atleta piracicabano de ginástica artística
O ginasta Diogo Soares conquistou o ouro no salto sobre a mesa em Buenos Aires (Foto: Líder Esportes)

Pódio verde e amarelo, e vaga do Brasil carimbada para os Jogos Olímpicos da Juventude. Foi assim a participação da seleção brasileira de ginástica artística no Campeonato Pan-Americano Juvenil, disputado entre os dias 11 e 15 de junho, em Buenos Aires, na Argentina. No primeiro dia do evento, aconteceram as classificatórias que definiram o resultado por equipes, individual e também as vagas para as finais por aparelhos. A seleção brasileira ficou com o vice-campeonato e, na categoria individual geral, o piracicabano Diogo Soares conquistou o segundo lugar. O também brasileiro Patrick Sampaio foi o quinto colocado.

Diogo ainda garantiu a classificação do Brasil em cinco dos seis aparelhos que disputou. O ginasta da academia Pira Olímpica faturou duas medalhas de ouro (salto sobre a mesa e barra fixa), três de prata (equipe, solo e individual geral) e um bronze (paralelas), além do quarto lugar nas argolas. Nem mesmo o frio e a tensão demonstrada nos primeiros aparelhos foram suficientes para atrapalhar o desempenho dos atletas na competição continental. De acordo com o técnico Daniel Biscalchin, ambos reagiram bem à pressão e conseguiram desenvolver as séries para, consequentemente, garantir a vaga para a tão sonhada Olimpíada da Juventude.

O atleta da academia Pira Olímpica é um dos destaques da seleção brasileira e brilhou nas categorias individuais

“Eles competiram muito bem, realmente fizeram a parte deles. Apesar de algumas pequenas falhas, pelo peso do campeonato ou pelo nervosismo, o Diogo também competiu bem. O planejamento foi bem feito. Passaram pelos treinamentos e sempre se ajudaram, foram muito unidos. A maior das dificuldades talvez tenha sido o frio em Buenos Aires. O ginásio tinha aquecedores, mas longe deles era muito gelado”, destacou o treinador piracicabano.

O primeiro semestre de 2018 tem sido muito especial para Diogo Soares. O atleta da academia Pira Olímpica é um dos destaques da seleção brasileira e, nas categorias individuais, conquistou diversas medalhas, cinco delas na Gymnasiade 2018, maior competição escolar do mundo que aconteceu em maio, na cidade de Marrakesh, no Marrocos. As conquistas são resultados de muito treino e dedicação do jovem talento piracicabano.

EVOLUÇÃO

“Esse ano eu comecei a treinar mais cedo, principalmente por causa da seleção. Sempre iniciava a temporada em fevereiro, mas neste semestre os treinos começaram em janeiro. Eu tive mais tempo para treinar e com o foco sempre voltado para o Pan-Americano, aumentando as séries e a intensidade em cada treino. Fiquei com o coração aliviado por ter conquistado a vaga para o Brasil e por estar cada vez mais perto das Olimpíadas, estava bem nervoso”, disse Diogo.

O sonho da vaga para as Olimpíadas da Juventude, que acontecerão em outubro, também em Buenos Aires, já durava quatro anos. Antes disso, porém, Daniel e Diogo ainda têm outras competições pelo caminho. No mês de julho, eles vão disputar os Jogos Regionais em São Carlos, representando a cidade de Piracicaba; depois, a dupla volta as atenções para o Campeonato Estadual; no mês de setembro, acontecem os Jogos Abertos do Interior, em Rio Claro. O Campeonato Brasileiro, no fim do ano, também faz parte do cronograma.

Voltar