fbpx
Aikidô

Didier Boyet Shihan ministra seminário em SP

Roney Rodrigues Filho e Luciano van den Broek participam da atividade

Roney Rodrigues Filho e Luciano van den Broek
Roney Rodrigues Filho e Luciano van den Broek participam do seminário em São Paulo (Foto: Divulgação)

Os senseis Roney Rodrigues Filho, responsável pela Escola Aiki Kaizen Piracicaba, e Luciano van den Broek, que responde pela Escola Aiki Kaizen Campos de Holambra, participam neste fim de semana, em São Paulo, do Seminário Internacional de Aikidô com a presença de Didier Boyet Shihan, que está no Brasil pela primeira vez a convite do sensei Leonardo Sodré. O evento acontece no próximo sábado (30) e domingo (1º), no Sesc Ipiranga. O seminário na capital paulista será o segundo com a participação de Boyet no país: antes, ele esteve em Vitória (ES). Nos dias 7 e 8 de julho, o sensei estará no Rio de Janeiro.

Didier Boyet Shihan treinou com grandes mestres da arte, como Chiba Sensei, Shibata Sensei, Saito Sensei e Yamaguchi Sensei, absorvendo ensinamentos e métodos. O francês é sexto dan de iaidô, sendo um dos principais discípulos do sensei Takeshi Mitsuzuka, sucessor de Hakudo Nakayama Sensei. “É uma grande oportunidade de treino e estudo. Luciano e eu fazemos isso há quase 20 anos, sempre voltamos para casa com dúvidas e desconfortáveis: colocar-se na zona de desconforto é fundamental no processo de desenvolvimento”, afirmou Roney.

Didier Boyet Shihan Sensei pratica o aikidô há mais de 40 anos. Natural de Lyon, na França, ele se mudou para o Japão em 1977 e estudou intensivamente a arte marcial, realizando treinamentos no Hombu Dojo, com Chiba Sensei, Shibata Sensei, Saito Sensei e Yamaguchi Sensei. Na Ásia, em paralelo, ele também estudou iaidô na Escola Muso Shinden Ryu, com Mitsuzuka Sensei. Atualmente, Boyet deixou o Japão e reside e ensina o aikidô em Paris, na França.

Voltar