fbpx
Ciclismo

Desfalcada, Green volta a triunfar em Goiás

Com apenas quatro atletas, equipe piracicabana faz dobradinha em torneio

A equipe piracicabana já conquistou três títulos em Goiás nesta temporada (Foto: Green Piracicaba/Divulgação)

Alessandro Guimarães, Erick Pinheiro, Glauber Nascimento e Vinicios Alberti foram os quatro atletas que representaram a Green Piracicaba na 14ª Volta de Goiás, competição realizada na cidade de Caldas Novas (GO) e que terminou no último domingo (21). Apesar do número reduzido de participantes, a equipe piracicabana não voltou para casa de mãos vazias: após sete etapas em cinco dias, e cerca de 600 km percorridos, Glauber e Alessandro finalizaram o evento em primeiro e segundo lugares, respectivamente, na classificação por pontos.

O resultado foi elogiado pelo diretor da equipe, Marcos Novello. “Os meninos mais uma vez corresponderam em Goiás. Nós estamos passando um momento complicado e os esforços individuais de cada integrante da equipe, junto com apoio de patrocinadores, têm feito a diferença. O resultado mostra mais uma vez o profissionalismo dos atletas e o comprometimento deles mesmo em situações difíceis”, disse Novello. A Green Piracicaba volta a competir em junho, no Velódromo Olímpico do Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro de Pista.

A equipe piracicabana tem retrospecto favorável em Goiás: apenas nesta temporada, foram três vitórias no Estado

Em Caldas Novas, o desempenho foi positivo nos cinco dias de competição. Na primeira etapa, a Green Piracicaba alcançou a quinta colocação na prova de contrarrelógio por equipes. Glauber Nascimento assumiu a liderança da camisa de sprinter na terceira etapa, posição mantida na fase seguinte, quando Alessandro Guimarães chegou ao segundo lugar. Na quinta rodada, a dupla manteve o resultado, que foi confirmado com a vitória e a segunda colocação na classificação geral após a sétima etapa.

A equipe piracicabana tem retrospecto favorável em Goiás. Neste ano, foram três vitórias no Estado. Além da Volta de Goiás, a Green Piracicaba abriu 2017 com o título do Torneio de Verão e venceu o Desafio 100 km de Ciclismo, evento realizado no  autódromo Ayrton Senna. Nas duas competições, Glauber Nascimento e Erick Pinheiro foram os destaques: o primeiro venceu a prova, enquanto o segundo acabou em quarto lugar.

RECURSOS

A Green Piracicaba aguarda a resolução de questões envolvendo o convênio com a Prefeitura de Piracicaba. Em 2017, as associações esportivas que representam a cidade em competições oficiais da SELJ (Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo) ainda não receberam o repasse dos cofres públicos. A situação se deve pelo fato de que, desde 1º de janeiro, entrou em vigor o marco regulatório do terceiro setor (Lei Federal 13.019/2014), que altera as regras para a assinatura de contratos entre poder público e organizações não governamentais.

A lei indica que o repasse de verbas para as associações esportivas poderá ser efetivada após o chamamento público, fórmula de seleção da melhor proposta obrigatória para a celebração de convênios com entidades sem fins lucrativos. O prazo mínimo para recebimento de propostas é de 30 dias. O repasse acontece apenas depois que as entidades tenham se adequado às regras. Geralmente feito entre fevereiro e março, mês em que tem início as competições esportivas, o repasse em Piracicaba deverá ser feito a partir de julho.

Voltar