fbpx

Líder Esportes

Tênis de Mesa

De olho em Tóquio, Carbinatti aprimora treinamentos

Atleta da Fran TT ajusta rotina visando os Jogos Paralímpicos do Japão

*Capa: Arquivo/Fran TT

Com o adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), a rotina de treinamento dos atletas foi completamente alterada nos últimos dez meses. No Brasil, o aumento no número de casos restringe a prática esportiva. A rotina de Carlos Alberto Carbinatti, atleta que representa a equipe piracicabana Fran TT, é uma exceção: o mesatenista integra a seleção brasileira da modalidade e treina visando a Paralimpíada, prevista para ocorrer entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro.

Natural de Rio Claro, Carbinatti conquistou a vaga para Tóquio, mas não integra a equipe permanente mantida pela CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa). A preparação para os Jogos, portanto, inclui treinamentos e parcerias que possam ‘afiar’ o jogo rumo ao Japão. O mesatenista conta com o auxilio de um preparador físico e do Centro de Treinamento da Fran TT, onde treina sob as orientações do técnico Paulo Cesar Bueno de Camargo, que já comandou a seleção brasileira paralímpica.

“Nas edições anteriores dos Jogos, a rotina era intensa, mas a pandemia mudou tudo e muitos atletas não estão conseguindo treinar adequadamente, já que existem restrições em vários países. Apesar de todas as dificuldades, é preciso aproveitar as chances para trabalhar e chegar preparado para avançar em minha categoria (classe 10), na qual vou encontrar grandes adversários. Espero que a organização dos Jogos Paralímpicos encontre as soluções para garantir a segurança dos atletas durante as competições”, afirmou Carbinatti.

Voltar