fbpx
Karatê

Cristóvão recebe Seminário Internacional de Karatê

Os mestres Morinobu Maeshiro e Kiyoshi Tsuha, de Okinawa, visitam Piracicaba hoje (13)

Antônio Mantelatto, professor de karatê do Clube Cristóvão Colombo (Foto: Leonardo Moniz/Líder Esportes)

O Centro Cultural e Recreativo Cristóvão Colombo recebe nesta sexta-feira (13), a partir das 18h, o Seminário Internacional Shinshukan de Karatê e Kobudo. O evento, que será realizado no Ginásio de Esportes, contará com as presenças dos mestres Morinobu Maeshiro e Kiyoshi Tsuha, ambos de Okinawa, berço da arte marcial no Japão, 10º Dan. A realização é da Shinshukan do Brasil e a organização é da academia de karatê do clube colombino. É a primeira vez que os mestres vêm a Piracicaba.

“São mestres com o grau máximo do Shorin-ryu, mundialmente falando. O evento tem grande representatividade para o karatê e é especial para o clube, pois abrange participantes de diversas regiões do Brasil”, afirmou Antônio Mantelatto, professor de karatê do Cristóvão Colombo há 37 anos. Segundo Mantelatto, serão três dias de seminário – Morinobu Maeshiro e Kiyoshi Tsuha visitam Cotia no sábado (14) e Santos no domingo (15). “Serão treinos mais técnicos, para faixa verde acima, com as atualizações da modalidade”, completou.

As aulas de karatê no clube colombino acontecem às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 20h, para iniciantes. A idade mínima para participar é de 7 anos de idade, para sócios ou não associados. “Com os iniciantes, o trabalho inclui a ginástica completa do estilo que praticamos, com fundamentos de defesa e ataque, kata e hihon, além do aspecto filosófico do karatê”, afirmou Mantelatto. Para o nível avançado, as atividades ocorrem às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, e aos sábados, das 15h às 17h.

COMPETIÇÃO

A ACAK (Associação Cooperativa das Academias de Karatê) realizou no último fim de semana a primeira etapa de 2020. O evento integrou a 25ª Copa Tietê de Karatê, no Ginásio Municipal Acácio Ferraz, e reuniu karatecas de 23 cidades, com 32 academias e 519 participações divididas em kata e kumite. O Cristóvão Colombo foi representado por Antônio Mantelatto (ouro no kata individual), Sérgio Paes da Silva (ouro no kata por equipes e bronze no individual), Jorge Diorio (prata no kata individual), Thiago Turcci (ouro no kata por equipes), Gerhard Waller (prata no kata individual) e Leon de Almeida (ouro no kata por equipes).

Voltar