Cooking 3×3: esporte e gastronomia em prol da solidariedade
O projeto já arrecadou mais de 1,5 tonelada de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade


*Fotos: Gabriel Albertini
A mistura entre o amor pelo basquete e pela gastronomia aliada à disposição para ajudar o próximo são os principais ingredientes que resultaram na receita do Cooking 3×3, projeto criado em janeiro de 2019 pelo jogador e chef William Evangelista, e que já arrecadou e distribuiu mais de 1,5 tonelada de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade. O evento teve as duas primeiras edições na Casa Hip Hop e no Ginásio Municipal Waldemar Giusti, ambas em 2019, e a terceira em março de 2020, no Sesc Piracicaba.
“O projeto surgiu quando eu percebi que não precisava de muito para fazer a diferença na vida das pessoas. Um dia fui chamado para dar uma palestra na Casa Hip Hop e lá estava acontecendo um torneio de basquete 3×3, em um formato simples, mas que para eles era perfeito. A partir daquele momento eu vi que poderia fazer algo de diferente com o que eu já tinha, que era o esporte. E assim começamos a organizar os torneios e arrecadar alimentos para ajudar os mais necessitados”, contou William.
A pandemia da Covid-19 impediu a realização de eventos, mas o projeto continuou com a distribuição de alimentos, roupas e brinquedos. Em uma entrega de doações, William encontrou outro problema: algumas famílias não tinham como preparar as refeições pela falta de gás de cozinha ou fogão. “Durante esse período nós intensificamos as ações e mudamos o formato por conta dessa necessidade. Uma vez por semana nós preparamos as marmitas e levamos às comunidades. Hoje, conto com uma equipe de voluntários que me ajuda e todas as pessoas são bem-vindas para colaborar também”, disse. O preparo dos alimentos é feito na cozinha do Giardino Ristorante.

O projeto já arrecadou mais de 1,5 tonelada de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade
O sonho de William é expandir o Cooking 3×3 e oferecer oportunidades que vão além da alimentação. A palavra-chave é a esperança. “Essa união do esporte com o lado social é muito importante, porque o esporte tem o lado da esperança. É um meio de conseguir tirar muitas crianças e jovens dos caminhos errados que o mundo oferece. Eu desejo conseguir fazer muito mais pelas pessoas. Não quero levar apenas os alimentos, mas também oferecer formação, saúde, prática esportiva e lazer nos locais mais vulneráveis”, finalizou. Interessados em colaborar com as ações podem entrar em contato pelo WhatsApp (19) 98175-3999 ou pelas redes sociais (Facebook e Instagram).
