fbpx
Basquete

Cooking 3×3 busca ajudar comunidades carentes

Projeto do jogador William reúne esporte e cultura em evento de caráter social

William Evangelista é responsável pela idealização do Cooking, evento de basquete 3x3 (Foto: Líder Esportes)

Realizado pelo jogador William Evangelista, o Will, o projeto Cooking 3×3 pretende realizar seis torneios em Piracicaba no próximo ano. O nome reúne as duas maiores paixões de Will: o basquete e a cozinha. A iniciativa, que reúne esporte e cultura, promove o basquete 3×3, que será olímpico nos Jogos de Tóquio, no Japão, em 2020. O principal objetivo, porém, ultrapassa as linhas da quadra.

“A ideia surgiu para realizar um sonho que eu sempre tive, que era ajudar o próximo e as comunidades de Piracicaba. Tudo começou quando fui convidado para dar uma palestra na Casa do Hip Hop, antes de uma competição que eles iriam fazer, para falar um pouco sobre o basquete 3×3”, contou Will, que já defendeu a seleção brasileira da modalidade.

“Vi que eles não tinham nenhuma estrutura em comparação aos eventos que eu participo como jogador, mas percebi que eles estavam felizes e senti que tinha condições de ajudar. A ideia deu certo, vi que era possível, mexi os pauzinhos e conseguimos algumas coisas”, relatou o coordenador do projeto. Mais de 300 pessoas participaram da primeira edição do Cooking 3×3, que foi realizada em janeiro e contou com o apoio do Sesc. Na ocasião, mais de 150 kg de alimentos foram arrecadados e doados para famílias carentes e para a Apae de Piracicaba.

ESTRUTURA

Em 2020, Will espera realizar seis torneios, um a cada dois meses, beneficiando diferentes regiões na periferia de Piracicaba. A expectativa é que um evento seja feito ainda em 2019, no bairro Santa Teresinha. “Nós queremos mostrar para as famílias, e principalmente para as crianças, que elas têm chances, que é possível. O lado negativo, infelizmente, é muito mais acessível nos dias de hoje: as drogas, por exemplo, estão facilitadas por aí. O lado positivo não é fácil, mas é gratificante; quando você olha para trás, percebe que vale a pena”, disse Will.

Will tem no basquete e na cozinha as duas grandes paixões: (Foto: Leonardo Moniz/Líder Esportes)

Segundo ele, o custo para a organização de cada torneio com estrutura completa varia entre R$ 10 mil e R$ 15 mil. A competição é dividida em categorias de acordo com faixa etária dos participantes. Além dos jogos, o Cooking 3×3 oferece atividades para toda a família, incluindo espaço kids e clínicas com bate-papo para crianças. Não há nenhum custo para participar. “A única coisa que pedimos é um quilo de alimento alimento não perecível, que será revertido para a própria comunidade. Estou batendo na porta de possíveis apoiadores. Piracicaba tem grandes empresas que podem ajudar a fazer a diferença na vida de muitas famílias”, completou Will. O contato para apoiar o Cooking 3×3 é o (19) 98175-3999.

Voltar