fbpx
Basquete

Com início arrasador, XV avança para fase final

Nhô Quim despacha Lins e briga pelo título do Campeonato Paulista masculino

Léo Oliveira, ala e armador da equipe masculina de basquete do XV de Piracicaba
Léo Oliveira teve mais uma grande atuação: ala é peça fundamental para o elenco do XV de Piracicaba (Foto: Adilson Zavarize/Divulgação)

Com um início arrasador, o time masculino de basquete do XV de Piracicaba venceu Lins pela segunda vez consecutiva e carimbou sua passagem para o quadrangular final do Campeonato Paulista. Melhor em quadra desde que a bola subiu pela primeira vez no confronto decisivo pelas quartas de final, o time piracicabano derrotou o adversário pelo placar de 89×65, na tarde deste sábado (14), no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. A estreia do Nhô Quim na etapa decisiva do torneio ainda não tem data marcada – a FPB (Federação Paulista de Basquete) deve divulgar a tabela na próxima segunda-feira (16).

Assim como havia acontecido no duelo de sexta-feira (15), o volume de jogo do time piracicabano no início da partida surpreendeu Lins, que em menos de dois minutos estava com nove pontos atrás no marcador. Nem mesmo o pedido de tempo adversário foi capaz de esfriar o Nhô Quim, que triangulava com facilidade as jogadas de ataque. Destaque para o ala Will, que aproveitou ótima assistência de Fransérgio para fechar o primeiro quarto com a parcial de 34×9.

Diferente do segundo jogo, o XV de Piracicaba se manteve ligado durante toda a partida e derrotou Lins com facilidade

Lins sentiu o golpe do péssimo início de jogo, mas ainda tentou a reação e até diminuiu a diferença no segundo período, mas não o suficiente para chegar ao intervalo com menos de 20 pontos de desvantagem. Pelo lado quinzista, o técnico Baiano começou a rodar o time para evitar a acomodação, como havia acontecido na partida anterior. Fusco e Turcão entraram em quadra, e o pivô logo mostrou que estava com fome de jogo ao atropelar a marcação de Rodrigo com uma enterrada que levantou os torcedores no Waldemar Blatkauskas. No último lance antes do intervalo, o armador Mião descontou para Lins com uma bola de três pontos no estourar do cronômetro: 49×28.

No primeiro lance do segundo tempo, porém, o pivô Douglas Gorauskas devolveu a bola de três. Na sequência, foi a vez de Will roubar a carteira do adversário e enterrar completamente livre de marcação para ampliar o marcador. Poupando energias, o XV passou a administrar o resultado e desgastar o time de Lins, que já não tinha mais qualquer perspectiva de reação. No fim da terceira parcial, a diferença estava em 23 pontos: 69×46.

A disputa do último período aconteceu por mera formalidade. A cada vez que os visitantes tentavam se animar em quadra, Baiano mexia na equipe para manter o nível de concentração. Sem dificuldade, o Nhô Quim envolveu um rival abatido, que ainda teve de assistir as jogadas de efeito tramadas pelo ataque quinzista. Placar final: 89×65. O XV de Piracicaba vai brigar pelo título estadual.

Voltar