fbpx
Automobilismo

Com gerações opostas, Fórmula Vee abre temporada no ECPA

Primeira rodada será realizada neste sábado (29); competição terá cinco etapas

A Fórmula Vee abre neste sábado (29), em Piracicaba, a temporada da Copa ECPA F/Promo Racing
Em Piracicaba, os carros atingem a velocidade de 140 km/h (Foto: Fernando Santos/Divulgação)

A Fórmula Vee abre neste sábado (29), em Piracicaba, a temporada da Copa ECPA F/Promo Racing. Em 2020, a categoria terá a estreia de novatos e de veteranos, caso de José Mauro Arrais, de 63 anos. Morador de Rio Claro, o aposentado realizará o sonho de pilotar no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo). “Eu sempre gostei de automobilismo, mas nunca pilotei, nem kart. Nos últimos anos, sofri com uma doença muito grave e me recuperei. Estou me sentindo muito bem agora, é a hora de ir para a pista”, revelou.

Além dos concorrentes na pista, o piloto veterano terá de superar a desconfiança da família, que não é tão ‘favorável’ à participação de Arrais. “Eles acreditam que eu estou louco por correr com a idade que tenho, mas espero fazer uma boa prova”, disse. No grid, o aposentado terá como oponente o jovem Carlos Piagentini. O garoto de 19 anos, natural de Americana, estreia na Fórmula Vee após se destacar em provas de kart na região. “O automobilismo é minha grande paixão e agora tenho a oportunidade de competir numa categoria tradicional, que serviu de escola para vários pilotos”, afirmou.

A Copa ECPA F/Promo Racing terá cinco etapas em 2020 e terminará em dezembro. A programação da primeira começa com os treinos livres, divididos em períodos, às 9h e às 10h15. A tomada de tempo classificatória começa às 12h. Conforme o regulamento, a rodada terá duas baterias com 12 voltas. A largada para a primeira corrida está marcada para as 14h10, enquanto o início da segunda prova está previsto para as 15h20. Em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), o evento não terá público.

REGULAMENTO

A Copa ECPA F/Promo Racing será dividida em duas categorias: Elite 1, com a soma dos pontos da primeira bateria de cada etapa; e Elite 2, com os resultados da segunda bateria. Haverá ainda classificação para Fórmula Vee Júnior (15 a 19 anos), Máster (+40 anos) e geral. As provas terão transmissão online. A categoria, que revelou nomes como Emerson e Wilson Fittipaldi, José Carlos Pace e Nelson Piquet, é a mais praticada no automobilismo mundial, em razão de suas características: carros de baixo custo e utilização de peças originais.

Voltar