fbpx
+ Esportes

Chelso Sports participa de evento-teste presencial

Guilherme Celso relata experiência vivida em competição realizada em Sorocaba

*Capa: Pixabay

De olho na retomada das corridas de rua presenciais, que foram suspensas em março devido à pandemia causada pela Covid-19, o diretor executivo da Chelso Sports, Guilherme Celso, participou no dia 27 de setembro de um evento-teste que foi realizado na Uniso, em Sorocaba, com provas de 4 km e 8 km. A atividade reuniu 138 participantes, que largaram em horários diferentes, de forma individual, evitando aglomeração. Antes da partida, cada atleta recebeu uma ‘ducha’ com água e dióxido de cloro para desinfecção.

“O sentimento de voltar a correr foi excelente, desde a preparação no dia anterior, o planejamento, aguçar a competitividade e as dúvidas o desempenho. Foi muito bom rever os atletas. É estranho não ver o sorriso no rosto das pessoas, mas notamos que estavam todos felizes. Em relação à segurança, não percebi nenhuma diferença de fazer compras em um supermercado, por exemplo. É um ambiente seguro, em nenhum momento houve sensação de insegurança”, afirmou Guilherme, que disputou a prova de 8 km.

O percurso instalado na Universidade de Sorocaba teve apenas um ponto de hidratação no qual os copos de água já estavam servidos às mesas para que os próprios atletas pegassem. Na linha de chegada, uma staff aguardava os participantes, com uma máscara descartável para troca e posterior entrada na área de dispersão, onde foram retirados os kits fruta e medalha, dispostos em outra mesa, embalados em sacolas plásticas. Não houve copos de água fechados, como é hábito, no final da prova. Os participantes tiveram de usar copos descartáveis, cedidos pela organização, e beber dos filtros disponíveis na faculdade.

PROTOCOLOS

“A prova seguiu o protocolo da FPA (Federação Paulista de Atletismo) e entendo que é possível aprimorar um ou outro item, mas a segurança não foi comprometida, pelo contrário”, avaliou Guilherme. “Estamos com os protocolos na ponta da língua, nosso time já estudou tanto o da FPA, quanto o da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), além de participar da criação do protocolo da Abraceo (Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor)”, destacou o diretor executivo, que completou sobre o planejamento da Chelso para a retomada das provas:

“Nós estamos em fase de maturação, participando de eventos e nos colocando no lugar dos atletas para experimentar o nível de segurança. Aguardamos também que algumas cidades alvo entrem na fase verde (Plano SP) para anunciar as provas, com a certeza de que vamos poder organizá-las. Em 2020, só abriremos a divulgação com essa certeza. Pensando em 2021, o nosso calendário está bem legal, com várias provas interessantes, e vamos anunciar em breve”, finalizou.

Voltar