fbpx
Tênis de Mesa

CBTM testa protocolo de avaliações em Piracicaba

Atividades contam com a presença de Sandro José Abrão e acontecem na Fran TT

Sandro José Abrão, vice-presidente regional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa
Sandro José Abrão é vice-presidente regional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (Foto: Junior Martins)

O vice-presidente regional da CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa), Sandro José Abrão, encerra neste domingo (22) a visita a Piracicaba. O dirigente veio à cidade para acompanhar os testes do novo protocolo de avaliações, que tem o objetivo de criar uma nova graduação para os atletas do tênis de mesa. A nova divisão é similar às cores que são usadas para definir o nível técnico dos praticantes de artes marciais. No tênis de mesa, serão usadas 11 grades ou níveis, o que não altera as nomenclaturas das categorias usadas atualmente em competições oficiais no Brasil.

As avaliações, que são coordenadas pelo representante da CBTM e contam com a participação do técnico Paulo Cesar Bueno de Camargo, estão sendo realizadas no Centro de Treinamento da Fran TT. De acordo com Sandro Abrão, o protocolo é uma iniciativa da confederação para “criar uma estrutura mais sólida na base da pirâmide”, o que segundo ele motivaria um número maior de crianças e jovens para a prática da modalidade, “permitindo que haja uma aproximação maior da sociedade com o esporte”.

“Nas artes marciais, a troca de faixas é sempre um evento festivo e que reúne atletas e familiares. Acreditamos que isso vai acontecer com os clubes que trabalham com o tênis de mesa, já que serão eles os responsáveis pelas aplicações do protocolo como forma de gerar uma renda extra com a organização desses eventos”, disse o dirigente. O protocolo já foi testado com atletas da modalidade olímpica em academias de Bauru, Marília, São Paulo e Santos.

Em Piracicaba, no Centro de Treinamento da Fran TT, os testes para implantação do protocolo de avaliações são realizados na modalidade paralímpica, com as colaborações dos mesatenistas Carlos Alberto Carbinatti Júnior e Luiz Filipe Guarnieri Manara. A proposta e os resultados dos testes serão apresentados oficialmente no Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa. A competição nacional está agendada para ocorrer entre os dias 6 e 13 de dezembro, no Rio de Janeiro.

Voltar