fbpx
Atletismo

Brasil convoca seleção para Sul-Americano; piracicabano é chamado

Erik Cardoso vai disputar a prova de revezamento dos 4x100 m na competição em Guayaquil, no Equador

LIMA, PERU - May 26: Vitoria Rosa of Brazil competed 200m during the South American Championship at the South American Athletics Championships on May 24, 2019 in Lima, Peru (Photo Wagner Carmo / CBAt)
A velocista Vitória Rosa integra a seleção brasileira que vai a Guayaquil (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou nesta segunda-feira (24) 79 atletas para representar o país no 52º Campeonato Sul-Americano de Atletismo Adulto, que será disputado entre os dias 29 e 31 de maio, na cidade de Guayaquil, no Equador. A equipe nacional será formada por 40 mulheres e 39 homens. O piracicabano Erik Cardoso, atleta do Sesi-SP, foi chamado para a disputa da prova de revezamento 4×100 m. A delegação viaja nesta quinta-feira (27) do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, rumo ao Equador, com escala em Manaus (AM).

Inicialmente, a competição continental seria realizada em Buenos Aires, mas a Argentina, em função do agravamento da pandemia, desistiu de organizar o evento. Todos os atletas e integrantes da delegação brasileira farão testes de Covid-19 antes do embarque. O Brasil busca manter a longa hegemonia que possui no torneio. A seleção masculina tem 32 vitórias em 51 edições, tendo conquistado a 24ª consecutiva em Lima, no Peru, em 2019. No feminino, foram realizadas 40 competições na história, sendo que as brasileiras ganharam também 32 – em Lima, o país chegou a 25 títulos seguidos.

O Campeonato Sul-Americano de 2021 é especialmente importante porque, como evento de área, distribui uma pontuação expressiva e pode ajudar os atletas que ainda buscam vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio pelo Ranking de Pontos da World Athletics (Associação Internacional de Federações de Atletismo). Além disso, os campeões continentais também asseguram vaga para disputar o Campeonato Mundial de Oregon, na cidade norte-americana de Eugene, em 2022.

*Informações: CBAt

Voltar