fbpx
Opinião

Bem-vindo, futebol!

*Capa: Agência Palmeiras

Após a disputa da Copa América, o futebol brasileiro voltou em grande estilo com os jogos da Copa do Brasil. Ontem (10), houve três partidas, com dois empates e uma vitória do Palmeiras sobre o Internacional. Hoje (11), mais um duelo completa as quartas de final da competição nacional. Que ótimo! Ver a seleção brasileira em campo é muito bom, mas o futebol de clubes mexe com as paixões das torcidas. É diferente!

O Palmeiras saiu na frente na disputa com o Interncional ao vencer o confronto de ida por 1×0, gol de Zé Rafael, no Allianz Parque. O confronto decisivo será na próxima quarta-feira (17), no Beira-Rio. Um duelo muito equilibrado e que continua parelho. Se o Alviverde tivesse vencido por pelo menos dois gols de diferença, ficaria mais complicado para o Colorado. Mas a vitória pelo placar mínimo deixa o confronto em aberto. O lado bom para o torcedor palmeirense foi constatar que o time voltou como parou, ou seja, forte. Com o mesmo estilo. Rápido, vertical e uma defesa quase intransponível. Sem grandes novidades.

Já o Inter sentiu as atuações discretas de Guerrero e Nico Lopez, suas maiores estrelas. O primeiro me pareceu cansado da maratona com a seleção peruana; e o segundo estava nitidamente ainda fora de sintonia, fora de ritmo. O Flamengo, na estreia do técnico português Jorge Jesus, conquistou um bom empate por 1×1 em Curitiba, diante do Athletico-PR. O resultado foi ótimo para o Rubro-Negro Carioca, ainda mais porque, logo no primeiro tempo, o goleiro Diego Alves deveria ter sido expulso após pegar a bola com a mão fora da área em um lance claro de gol da equipe da casa. O duelo de volta também será na próxima quarta-feira, no Maracanã.

No outro confronto da noite, grande resultado do Bahia, que empatou por 1×1 com o Grêmio em Porto Alegre. Agora, a decisão será na Arena Fonte Nova, em Salvador, com totais condições para o Tricolor Baiano. Nesta quinta-feira (11), as partidas de ida quartas da Copa do Brasil serão fechadas com o clássico mineiro Cruzeiro e Atlético-MG, no Mineirão. Apesar dos problemas extracampo, o time celeste pode ser considerado favorito porque tem o mando de campo e joga ao lado do seu torcedor.

O torcedor brasileiro que estava saudoso do nosso futebol, já começou a vibrar com o que viu. No fim de semana, santistas, corintianos e são-paulinos também verão novamente suas equipes em campo. Daqui até dezembro serão praticamente só decisões, seja no Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Copa Libertadores. Isso sem contar as competições menores. Uma overdose de bola, para a nossa alegria!

Erivan Monteiro é jornalista e cronista esportivo

Voltar