fbpx
Karatê

Atletas treinam em Piracicaba para Seletiva e Pré-Olímpico

Preparação é dividida em duas semanas e acontece na academia Sport Way

Natalia Brozulatto quer fazer história novamente no karatê: sonho é a vaga olímpica (Foto: Líder Esportes)

Em fase de preparação para a Seletiva Nacional de Karatê e o Torneio Pré-Olímpico, evento pré-classificatório para os Jogos de Tóquio, cerca de dez atletas participam do training camp realizado em Piracicaba pela academia Sport Way. As atividades tiveram início na semana passada e serão retomadas na próxima quinta-feira (30), com o encerramento marcado para o domingo (2). A Seletiva Nacional Sênior (kata e kumite) e o Pré-Olímpico Nacional acontecem entre os dias 5 e 7 de fevereiro, em São Paulo. No mês de março, Natal (RN) recebe a competição seletiva para a formação da seleção brasileira de base (sub-14, cadete, júnior e sub-21).

O camp é coordenado pelo piracicabano Diego Spigolon, técnico da seleção brasileira, e conduzidos pelo atual medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos, o atleta Hernani Veríssimo. “Fizemos dois treinos técnicos, na quinta e na sexta-feira, e utilizamos o sábado e o domingo para o treino específico de luta, com situações adversas de placar”, falou Hernani. “A competição vai definir o ano de cada atleta e essa troca de experiências é importante. O camp serve para avaliar o que está funcionando e o que é preciso corrigir”, completou.

Natural de Goiânia, o experiente Igor de Assis Alves, 34, já frequentou a seleção brasileira e, após interromper a carreira, está de volta ao circuito e sonha com uma vaga na categoria +84 kg. Em 2019, Igor foi vice-campeão brasileiro. “Vou atrás dessa vaga. A experiência conta e eu realmente me preparei muito bem para esse momento. Vou estar 100% nessa Seletiva. Em relação à Olimpíada, digo que é um sonho vivo, que tem oportunidade de ser realizado. Enquanto houver 1% de chance, vou lutar”, afirmou.

Seletiva Nacional de Karatê 2020 - Training Camp Piracicaba

As atividades do training camp foram divididas em duas semanas na Sport Way (Foto: Líder Esportes)

Atleta mais jovem a participar das atividades em Piracicaba, Gustavo Conceição Souza, 15, é o único que vai disputar a seletiva para as categorias de base. O lutador de Capivari, que foi revelado pelo sensei Edison Zuin, treina com a equipe piracicabana Sport Way/Selam há cerca de três meses. “Estou muito focado no preparo psicológico. O objetivo é entrar sem medo, sem elevar a adrenalina,  estar concentrado e ir para cima. O camp me deixou mais confiante e agradeço a chance de trocar experiências com esses atletas”, disse Gustavo.

Líder do ranking nacional na categoria -68 kg, Natalia Brozulatto não esconde que o principal objetivo do ano é conquistar a vaga olímpica. A atleta 12 vezes campeã brasileira garante que está preparada para o desafio. “A preparação está sendo muito positiva. É um campeonato difícil, que define qual será o representante do Brasil na busca por uma vaga olímpica. Os meninos que vieram treinar aqui são maiores e mais pesados, e eu sou uma das atletas menores e mais leves da categoria. A cada treino, fizemos mais ajustes. Quando consigo superar eles, minha confiança e autoestima aumentam. Estou bem feliz”, garantiu. O grupo viaja para São Paulo na próxima semana.

Voltar