fbpx
Atletismo

Após 30 anos, Marcos Leme está de volta ao atletismo

Piracicabano disputa o Campeonato Paulista Máster, neste fim de semana, em São Paulo

Marcos Leme quer mais um título paulista de atletismo na carreira

Marcos Leme quer mais um título paulista de atletismo na carreira (Foto: Arquivo Pessoal)

Ex-atleta da seleção brasileira de atletismo, o piracicabano Marcos Leme está de volta à modalidade depois de 30 anos. No próximo fim de semana, o competidor vai representar Piracicaba na 54ª edição do Campeonato Paulista Máster, que acontece entre os dias 20 e 21 de agosto no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. Na competição, Marcos Leme disputará a categoria M60, que corresponde à faixa etária de 60 a 64 anos de idade, nas provas de arremesso de peso, lançamento do martelo, disco e martelete.

Campeão brasileiro no lançamento do disco em 1978, além de vice-campeão nacional e medalha de bronze no Sul-Americano na prova do martelo, também no final da década de 1970, o piracicabano iniciou a preparação para retornar ao atletismo motivado pela possibilidade de superar as principais marcas registradas nas competições organizadas pela Associação Paulista de Atletismo Veterano. Atualmente, Marcos Leme treina para o lançamento do martelo no campus Taquaral da Unimep e faz os ajustes para o arremesso de peso e lançamento do disco nas dependências do clube Cristóvão Colombo.

Marcos, acompanhado pelo técnico Ídico Pellegrinotti e o irmão Mário Leme

Marcos (à direita), ao lado do técnico Deco e o irmão Mário Leme

“É um momento especial na minha carreira, pela história que construí no atletismo. As provas que vou disputar no Campeonato Paulista são especialmente de força explosiva (potência), bem diferente do que realizo nas provas do powerlifting (agachamento, supino e levantamento terra)”, falou o atleta, atual campeão estadual e brasileiro de powerlifting na categoria máster 3. A participação de Marcos Leme no evento do próximo fim de semana terá o suporte dos seguintes apoiadores: Callimp, Casa Olivetti, DSJ, Energel, Interseg, Simespi, Tite Eletricidade e Turbimaq.

Nas provas válidas pela categoria M60, em São Paulo, os pesos dos implementos são os seguintes: 1 kg para o disco, 5 kg para o martelo e para o arremesso de peso, e 9,080 kg para o martelete. “Estou bastante motivado. É uma competição diferente do que estou habituado a participar nos últimos anos, mas acredito que a preparação foi bem planejada para atingir marcas expressivas no Campeonato Paulista. Será uma experiência bastante interessante”, disse o piracicabano.

Recortes de jornais da década de 1970 e 80 narraram os títulos de Leme

Recortes de jornais das décadas de 1970 e 80 narraram os títulos de Marcos Leme

CRONOGRAMA

Duas semanas depois do Estadual de Atletismo, Marcos Leme volta a se concentrar no powerlifting. O atleta vai a Santa Catarina para participar do Campeonato Sul-Americano de Powerlifting Clássico. O torneio continental será realizado entre os dias 6 e 11 de setembro, na cidade de Caçador (SC). Na ocasião, o piracicabano representará a equipe da Sesla (Secretaria de Esportes e Lazer de Indaiatuba) e tentará superar o recorde continental do argentino Roberto Aleisso no powerlifting clássico (482,5 kg na somatória das provas).

Voltar