fbpx
Voleibol

Apiv sofre virada e fica com o vice estadual

Time piracicabano é derrotado por São Bernardo do Campo fora de casa

Apiv voleibol feminino de Piracicaba
Após o vice no Estadual, a Apiv pensa agora nos Jogos Abertos do Interior (Foto: Divulgação)

Depois de abrir 2 sets a 0 contra São Bernardo do Campo na final do Campeonato Paulista de voleibol, o time feminino da Apiv, que representa Piracicaba, permitiu a reação do adversário e acabou derrotado por 3 sets a 2, em duelo realizado segunda-feira (9). Foi o segundo vice-campeonato consecutivo do elenco dirigido pelo técnico Zeca na primeira divisão do Estadual. Apesar do orçamento limitado, a equipe também foi finalista em 2014, quando perdeu a final para Valinhos, em outro sistema de disputa, mas curiosamente pelo mesmo placar de 3 sets a 2.

O jogo que decidiu o título paulista aconteceu no ABC e terminou com vitória de São Bernardo do Campo com as parciais de 21/25, 24/26, 25/19, 25/21 e 15/13. O time piracicabano encerrou a participação no quadrangular final com duas vitórias (contra São José e Sesi) e apenas uma derrota. Já a campanha do campeão foi irretocável: São Bernardo venceu todos os jogos que disputou e, como também tinha o melhor aproveitamento na primeira fase, disputou a etapa final em casa.

Apesar do orçamento limitado, a Apiv foi finalista nas duas últimas edições do Estadual

“A equipe cumpriu fielmente todas as determinações táticas, foi um grande jogo, digno de uma final. Enfrentamos um adversário que vai jogar a Superliga (principal competição de voleibol no Brasil) e jogamos de igual para igual. Parabenizo nossas atletas e acredito que nosso trabalho está no caminho certo”, afirmou Zeca. Com o encerramento do Campeonato Paulista, a Apiv muda o foco para seu último compromisso na temporada, quando representa Piracicaba nos Jogos Abertos do Interior. O torneio acontece em dezembro, na cidade de Barretos.

EQUILÍBRIO

Embalada pelas vitórias contra São José e Sesi, a Apiv/Amhpla/Unimep entrou em quadra confiante e começou melhor a final contra São Bernardo do Campo. Com muita segurança nas jogadas de ataque, o time piracicabano fechou a primeira parcial em 25×21. No segundo set, a equipe do ABC equilibrou o confronto, mas foi incapaz de diminuir o aproveitamento ofensivo do time piracicabano, que fechou o período em 26×24.

Com dois sets de desvantagem, São Bernardo do Campo estava obrigado a vencer o terceiro set para se manter na briga pelo título. Eficientes, as donas da casa aproveitaram todos os erros cometidos pela Apiv e reduziram a diferença no marcador com a vitória na parcial por 25×19. O resultado trouxe confiança para as mandantes, que também dominaram o quarto set (25×21) e igualaram o marcador.

No quinto e decisivo set, as duas equipes disputaram  ponto a ponto a liderança no placar. Mas São Bernardo soube controlar melhor o aspecto psicológico, abriu vantagem mínima no final e aproveitou a margem de dois pontos para fechar o set e o campeonato em 15×13.

Voltar